Disal Consórcio
Quem faz, conquista
  • 22 / 07 / 2015
  • sem comentários

Tecnologia e sustentabilidade são tendência em novos carros

Não são vistos Transformers por aí como nos filmes, mas sempre há inovações interessantes nos lançamentos automobilísticos que fazem com que os humanos cheguem perto do divino. A tecnologia em função do conforto dos mortais é visível em cada lançamento de luxo e tem se tornado acessível a uma parcela cada vez maior da população.

Todos os anos, diversas feiras apresentam os lançamentos dos carros mais novos do mercado, entre conceitos e comercializáveis. Em uma delas, a CES 2015, a tecnologia é o prato principal, sendo apresentadas novidades de diferentes setores, entre eles, o de automóveis.

Os destaques exemplificam os desejos nada secretos que as pessoas sonham em ter nos seus carros. São máquinas que oferecem sistema multimídia com conexão com o Google Earth, por exemplo, que não só podem guiar como também apresentar imagens reais das ruas, casas e cidades inteiras fotografadas do espaço.

Há ainda displays com as informações projetadas diretamente no para-brisa para facilitar a visualização das informações e câmbios com embreagem dupla para acelerar a troca de marcha para os mais apressadinhos.

Automóveis e sustentabilidade

Peugeot 208

Cada vez mais, os novos carros surgem com opções que respeitam o meio ambiente, seja na economia de combustível, seja na redução da emissão de poluentes. Isso é possível, por exemplo, por causa de motores elétricos que podem ser recarregados por sensores solares que transformam a energia – mais uma vez divina – para movimentar o produto de inteligência humana.

Os materiais com os quais são feitos também colaboram para a preservação dos recursos naturais ou podem ser reutilizados ou descartados sem maiores agressões à natureza, já tão mal administrada. Um exemplo disso é o protótipo 208 Natural apresentado pela Peugeot no Salão do Automóvel de São Paulo.

Peugeot 208 interno

Ele é composto por fibra de carbono, alumínio anodizado e titânio, mas o diferencial mesmo fica por conta do couro não curtido de boi e pirarucu nos assentos e do couro de salmão nos volantes.

Carro que anda sozinho? Já existe!

Mercedes F 015

O futuro é agora e quem tiver estômago para receber esse “soco” é só entrar no site da Mercedes-Benz, que apresentou o protótipo Mercedes F 015 Luxury in Motion (luxo em movimento), na CES 2015, em Las Vegas. Ele tem sensores ultrassônicos e sistema de multirradares que permitem, inclusive, que ele ande sozinho, pois é capaz de captar faixas, obstáculos e pedestres no caminho.

É feito de uma combinação de materiais leves para rodar 1.100 km com zero de emissão de poluentes, pois é elétrico. Os displays sensíveis ao toque e, pasmem, aos OLHOS, ficam numa tela de frente ao motorista e se estendem às laterais do carro.

Seria uma alternativa muito segura não só para aqueles motoristas que não são conhecidos pelo bom desempenho com o volante como para aqueles que dependem de carros adaptados por alguma razão motora. É fascinante.

Medo de estacionar? A tecnologia resolve!

Estacionar o carro em uma vaga difícil pode ser uma tarefa traumática, ainda mais em horário de trânsito intenso. Mas esse trauma está com os dias contados. A Jaguar Land Rover anunciou que está testando no Range Rover Sport um sistema de controle remoto para automóveis, que vai fazer a missão de estacionar virar brincadeira de criança.

Com um aplicativo para smartphone, o motorista vai poder tirar o carro de vagas apertadas enquanto olha de fora. É claro que o sistema tem suas limitações: só funciona a distâncias de no máximo 10 metros e a velocidade máxima durante a manobra é de 6 km/h.

Tecnologia ao alcance dos mortais

É lindo ver a tecnologia mostrando novas ideias, equipamentos de um futuro cada vez mais confortável, mas ainda distante. E põe distância nisso, porque mesmo quando for comercializado, o acesso vai ser restrito aos poucos com a poupança recheada.

Mas não vale chorar as pitangas, porque existem sim carros vendidos em terras tupiniquins que podem agradar os loucos por tecnologia. Talvez não caibam no seu orçamento, mas isso mostra que alguns futuros não estão tão longe assim da sua realidade.

Novo Uno

A versão do Uno de 2015, o Evolution 1.4 Start&Stop, é o primeiro carro produzido no Brasil com a combinação do motor flex com o sistema Start&Stop, em que o motor desliga e religa automaticamente enquanto você está naquele trânsito insuportável. Isso se traduz em uma economia de até 20% no combustível.

A Renault lançou o Sandero Dynamique com sistema multimídia com tela touchscreen e navegação GPS. Já a Nissan trouxe o New March 1.6 SL 15/16 com câmera de ré como item de série. Por outro lado, o novo Ford Ka apostou na segurança do sistema ESP que reconduz o carro à trajetória em caso de desestabilização, recurso útil principalmente em pistas escorregadias.

Fora isso tudo, ainda tem aqueles sistemas de som que cada vez dá mais opções de uso através de conexões via bluetooth ou mesmo carros que permitem chips e distribuem internet entre os usuários.

É bom ficar esperto e se programar para estar conectado com as novidades tecnológicas.

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0
VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse e fique à vontade para curtir, seguir e compartilhar:

Sobre o Blog

No Blog da Disal Consórcio, você encontra tudo que precisa saber sobre consórcio de veículos, curiosidades sobre automóveis, dicas de conservação do seu carro, entre outros assuntos. Se você pretende adquirir seu veículo de maneira segura e com planejamento, acompanhe nosso blog e veja que o consórcio Disal é a melhor opção.