Disal Consórcio
Quem faz, conquista
  • 27 / 07 / 2017
  • 99 comentários

Pensando em fazer um Consórcio? Confira as dúvidas mais frequentes!

Preparamos um post especial para eliminar dúvidas que sempre aparecem quando alguém decide fazer um Consórcio. Vamos a elas:

Quanto é o valor de entrada?

Zero. Isso mesmo. O consorciado não precisa juntar dinheiro ou usar suas economias para dar de entrada no seu plano de Consórcio. Mas, caso tenha um valor guardado, pode usá-lo para dar um lance nas assembleias mensais e antecipar a conquista do bem.

E o juro, é alto?

Outro ponto positivo para o Consórcio: não existem juros. As parcelas são formadas por: fundo comum, taxa de administração e seguro de vida (quando contratado) calculados com base no valor do bem objeto do plano na data de cada Assembleia.

Sim. Considerando que o valor da parcela é calculado com base no valor do bem objeto do plano, quando o fabricante altera o preço do veículos para mais ou para menos, essa alteração se reflete no valor da parcela, que pode aumentar ou diminuir.

Posso comprar um carro diferente do que escolhi no começo?

Sim. O Consórcio dá essa liberdade para que o consorciado possa se adaptar às mudanças que acontecem no decorrer dos anos, como casamento, filhos, mudança de cidade e afins. É possível usar o valor da carta de crédito para comprar o carro que mais combina com o seu estilo de vida no momento da contemplação. O modelo escolhido no início do plano é apenas uma referência de valor.

Além disso, o consorciado não contemplado pode, uma única vez, alterar o bem objeto do plano, desde que esteja de acordo com os requisitos do Regulamento.

Posso resgatar o crédito em dinheiro?

O objetivo do Consórcio é proporcionar a compra planejada, a conquista de bens, e não a restituição do valor pago em dinheiro. Porém, o consorciado pode receber o valor investido, em espécie, em situações que estejam de acordo com a legislação do Consórcio.

No caso do consorciado, há duas possibilidades para esse resgate: a primeira é 180 dias após a contemplação, desde que todas as obrigações tenham sido quitadas e, a segunda, após a última assembleia mensal do grupo.

 

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    1. Olá Raimundo! Quando solicitado este procedimento o consorciado recebe o valor de sua carta de crédito atualizada, sendo o seu total de 100% ou 75% dependendo do plano contratado.

  1. Estou muito interessado em fazer um de carro. Então depois de contemplado eu posso resgatar em espécie o valor da carta?
    Qual procedimento para isso?

    obrigado desde ja

    1. Olá Rafael! Então como é mencionado no conteúdo acima, o consorciado pode receber o valor investido em espécie sim, possuindo 180 dias após a data da contemplação, desde que todas as obrigações tenham sido quitadas ou após ocorrer a ultima assembleia do Grupo.

      Agradeço pelo seu questionamento!

  2. Quero saber quando termina o consórcio como saber que existiu saldo do cons´rcio. Qual o tempo após o término o consórcio informa se houve saldo? Obrigado pela atenção, Lucio Guedes.

    1. Olá Lúcio! Dentro de 60 dias após a realização da última Assembleia do GRUPO, é analisado o seu Fundo Comum e possuindo valores a disposição, é enviado notificação aos consorciados ativos sobre a devolução dos saldos remanescentes, sendo rateados proporcionalmente ao valor das respectivas parcelas pagas.

    1. Olá Lázaro! O lance embutido quando solicitado utiliza 10% do valor da carta para complementar o lance ofertado, sendo retirado do valor da contemplação.

  3. Esse negócio de consórcio não gostei você paga um carro velho com o valor de um novo, as parcelas nunca abaixam só aumenta, comecei pagando 400 reais, hoje o carro já tem 4 anos e a parcela tá beirando 500. No financiamento para mim é melhor você paga um valor fixo quando o carro está velho porém a parcela praticamente fica defasada também.

    1. Olá Adenilson! O Consórcio é um produto diferente do Financiamento porém ambos possuem suas vantagens. A principal vantagem do Financiamento acaba sendo a possibilidade de ter o carro em um curto espaço de tempo, porém dependendo do prazo financiado e da entrada que dará no final acabará pagando um valor mais alto. As parcelas são fixas porém podem não compensar no valor total a pagar por conta do Juros sobre o Bem.

      No Consórcio para ter acesso a Carta de Crédito o consorciado deverá ser contemplado por Sorteio ou realizando uma oferta de lance onde dependendo do percentual ofertado pode impactar no valor do saldo devedor fazendo com que o prazo seja reduzido ou que o valor das parcelas mensais abaixem. No Consórcio não possui Juros e isso já faz com que as contribuições mensais diminuam, porém estão sujeitas a alteração em seu valor caso o Bem referenciado sofra algum reajuste pelas Fabricas ou Montadoras.

      Para saber mais informações sobre o motivo de não pagar hoje o mesmo valor nas parcelas mensais que pagava quando contratou a cota, clique aqui!

    1. Olá Carlos! Você poderá ofertar seu lance pela 0800 703 0050, informando o número do seu Grupo, Cota a Senha de acesso através do atendimento eletrônico digitando a opção de número “5”, pelo nosso site também com a senha de acesso ou pelas concessionarias que fazem parte da nossa Rede Autorizada, aonde você adquiriu a sua cota.

      Obrigado pela pergunta!

    1. Olá Lucinei! O consorciado contemplado poderá utilizar a sua carta de crédito para faturar o Bem referenciado ou então um outro modelo, sendo da mesma espécie, ou seja, se foi contratado uma carta de um automóvel poderá ser faturado apenas automóvel. Para mais informações entre em contato com a Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

      Obrigado pelo seu questionamento!

    1. Olá Rodolfo! o Consorciado poderá realizar o faturamento de um bem de menor valor sim! O crédito remanescente será utilizado no abatimento das parcelas de ordem inversa ou sendo diluído nos valores das parcelas mensais.

  4. Fui comtemplada e não recebi o carro porque eu não tinha como comprovar minha renda já que trabalho avolso com produtos da natura e da AVON e não tenho uma renda fixa.

    1. Olá Maria! Entendo, porém como já é previsto no Regulamento dos Grupos de Consórcio após a cota ser contemplado é necessário comprovar a renda. Para mais informações referente a sua cota em especifico, entre em contato com a Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

    1. Olá Sandra! Você poderá solicitar o procedimento de transferência da cota enviando os documentos que ficam disponíveis em nossas parceiras. Existem taxas que são cobradas pelos serviços prestados de nossa Administradora e de nossas parceiras. Para mais informações entre em contato com a Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

    1. Olá Elaine! Você pode ofertar lance pelo nosso site através da área do cliente utilizando a senha de acesso ou ligando para a nossa central de atendimento pelo 0800 703 0050, também utilizando a senha de acesso para entrar no atendimento eletrônico e realizar a oferta pelo digito de número “5”.

    1. Olá Mizael! Após quitar a cota e a mesma estiver contemplada o crédito ficará disponível para faturar um Bem, sobre o procedimento de dar o seu veículo como entrada deverá ser negociado aonde for realizar a compra do seu Bem.

    1. Olá Luis! Cancelando a cota, a devolução de parte dos valores pagos da cota cancelada é exclusivamente através do sorteio nas assembleias mensais, podendo ser contemplada até a data da última assembleia do seu Grupo. Os valores a serem devolvidos é o que foi pago referente ao bem apenas (taxa de Fundo Comum = FC %), sendo descontado a taxa administrativa e o seguro de vida, caso contratado. Em cima do valor a devolver é descontado a multa penal de quebra de contrato, conforme previsto em Regulamento.

      Para mais informações entre em contato com a Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

    1. Olá Karla! Para que a cota participe das assembleias os pagamentos das contribuições mensais deverão ser realizados até a data de vencimento, caso o pagamento seja feito após a data de vencimento ou ficando em aberto impede a cota de participar.

      1. Olá Raimundo! Oriento a solicitar a segunda via do contrato entrando em contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 703 0050 após as confirmações de dados.

  5. Para pegar em dinheiro só no termino do grupo , quando todas as gotas forem sorteadas .
    Não deu para entender a expressão que vocês usaram .É Isso que significa as 2 formas

    1. Olá Andreia! Queremos dizer que o consorciado poderá solicitar este procedimento, de Crédito em Espécie, após 180 dias da contemplação da cota ou se cota for contemplada já próxima do final Grupo ou na ultima assembleia, poderá solicitar o procedimento após a data da ultima assembleia, não sendo necessário aguardar os 180 dias após a contemplação.

      Para mais informações entre em contato com a Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

  6. Gostaria de saber quando poderei receber o valor pago de volta, tendo em vista eu desistir do consórcio. Pelo tempo da desistência já passa de 01 ano. Percebo que deverei receber apenas 50% do valor pago e indica que os valores a serem descontados em favor do consórcio já foram retirados.
    Grato

    1. Olá José! A devolução de parte dos valores pagos da cota cancelada é exclusivamente através do sorteio nas assembleias mensais, podendo ser contemplada até a data da última assembleia do seu Grupo. Entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 703 0050 para verificar mais informações sobre a sua cota.

      Agradecemos a sua participação aqui em nosso Blog!

    1. Olá Vânia! Você poderá ofertar lance através do nosso site com a senha de acesso ou pelo nosso atendimento eletrônico através do 0800 703 0050 também utilizando a senha de acesso.

      Para mais informações entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

    1. Olá Fabio! No caso de não ofertar lance a contemplação da cota ocorrerá através dos sorteios mensais, que ocorrem nas Assembleias.

      Agradecemos pelo seu questionamento!

  7. Bom dia
    Gostaria de informações de um grupo (grupo 469).

    Quando da contratação correspondia a R$ 27.790,00 (75% do Gol 1.0 EP 2013).

    Conforme extrato encaminhado atualmente o valor do bem está em R$ 42.779,00 (Que bem é este?)

    1 – Qual o atual bem utilizado como parâmetro?
    2 – Quais os valores e datas de atualização do bem no decorrer do consorcio?
    2 – Os critérios de atualização?
    3 – caso tenha havido a substituição do bem durante o andamento do consorcio, por qual bem foi substituído e em que valor foi avaliado?
    4 – onde buscam o valor atualizado do bem?

    att

    Erivelton Deboni Dos Santos

    1. Olá Débora! Todas as cotas serão contempladas até a data da ultima assembleia do Grupo.

      Para mais informações entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

  8. Eu pago um consorcio de um prisma que é no valor de 820.00 .Gostaria de saber o seguinte,hoje esse carro ta mais barato e eu coninuo pagando o mesmo valor,quando eu quitar esse consórcio eu posso retirar um carro que corresponde o valor atual?ou somente o prisma?

    1. Olá Maria! O bem a ser faturado após a contemplação fica a critério do consorciado, exceção somente ao veículo semi novo que deve ter no máximo 5 anos de uso.

    1. Olá Silas! Apos a analise de credito e aprovação do bem, o pagamento a ser realizado é a taxa de registro e garantias para inclusão do gravame junto ao Detran.
      Maiores informações entre em contato com nossa central de atendimento no telefone 0800-703-0050 de segunda a sexta feira das 8 ás 20 hs.

  9. Boa tarde já participei de duas assembleia dando o lance de 8.000 mil qual a possibilidade de eu ser contemplado na próxima assembleia dando o lance de de 8.000 mil obrigado.

    1. Olá Genaldo! Nao temos como especificar um lance contemplável.
      Temos como dizer o maior e menor lance contemplado na assembleia anterior, para isso oriento que entre em contato com nossa central de atendimento 0800-703-0050.

    1. Olá Charise! As contemplações dependem do saldo financeiro do grupo, podendo ser ou nao uma maior ou menor quantidade de cotas contempladas nas assembleias.

    1. Olá Jorge! Nesse caso é passível de analise.
      Oriento entrar em contato com nossa central de atendimento no telefone 0800-703-0050 de segunda a sexta feira das 8 ás 20 hs para maiores esclarecimentos.

  10. Quando começou o grupo tinha 800 cotas com 8 meses só tem 407 cotas ,participa só as 407 ou as 800 cotas no sorteio? o sorteio só entra as 4074 cotas ou todas que sairam do grupo?

    1. Olá Maria! O grupo é composto de 800 participantes, sendo que a cota cancelada pode ser adquirida por outro consorciado,nos sorteios concorrem as ativas e também há um sorteio para as cotas que foram canceladas.

  11. Boa noite! Fiz um consorcio em 80 meses. Fui sorteada e retirei o bem por volta da 15 parcela. No entanto, o valor do bem aumentou muito ao longo do tempo, e ao final do consorcio, pagarei praticamente o dobro do valor do bem adquirido. Gostaria de saber se esse valor é restituído de alguma forma.

    1. Olá Natália! Conforme Regulamento o aumento ou diminuição do bem ocorre de acordo com a tabela da montadora, sendo a cota já contemplada ou nao, esse procedimento é para nao haver desigualdade entre os participantes que ainda nao tenham sido contemplados.
      Oriento entrar em contato com nossa central de atendimento no telefone 0800-703-0050 de segunda a sexta feira das 8 ás 20 hs para maiores esclarecimentos.

  12. olá ,possuia uma carta de crédito no valor der$ 62 ooo ,0 comprei um prisma no valor de r$56.000 o bem objeto da minha carta se credito era um space fox não comprei uma space fox . não entendo ja paguei os 56.000e ainda continuo devendo 42 prestaçoes de 676,00 esse consórcio e uma fria se tivesse financiado teria me custado menos.Me informei para fazer um consórcio para meu filho e é bem diferente . gostaria que entrase em conta to comigo.

    1. Olá Alderi! Conforme regulamento o bem objeto do plano pode sofrer reajustes de acordo com a tabela da montadora.
      Lembrando que o consorcio é formado por um grupo de pessoas onde todas tem o direito de adquirir o valor da carta atualizado na época da contemplação.
      Maiores esclarecimentos poderá ser obtido atraves do CAC no tel 0800-703-0050 de segunda a sexta feira das 8 ás 20 horas.

  13. ola, tenho um concorcio, mas toda fez que pretendo entrar no site, diz que estou barrada, porque ja fiz uma senha, sendo que nunca fiz senha, e por este motivo fico impedida de ter acesso a alguns informes que para me sao importantes como os sorteios

    1. Olá Francisca! Entre em contato com nossa Central de Atendimento no 0800-703-0050 e solicite o link para cadastramento de nova senha.

  14. meio controverso esse caso da pessoa ter que comprovar renda após a contemplação do consorcio, visto que no ato da apresentação do plano de consorcio e da assinatura é feito um verdadeiro “inquerito” sobre você, inclusive perguntando onde você trabalha, com o que trabalha, media salarial… se a pessoa ja pagou 20 parcelias sem atrasar nenhuma antes de ser contemplada, pra que comprovar mais renda depois da contemplação?!

    1. Olá Pedro! A avaliação de crédito é prevista em Regulamento de acordo com normas do BACEN.
      Maiores esclarecimentos entre em contato com nossa central de atendimento no telefone 0800-703-0050 de segunda a sexta feira das 8 ás 20 hs.

  15. Gostaria de saber porque os grupos são de 80 pessoas e aparecem 800 cotas a contemplar aí vai demorar muito os representantes da jc Barroso falaram que ia ser rápido para ser contemplado bom dia

    1. Olá Rogerio! O grupo é de 80 meses e 800 participantes.
      Maiores esclarecimentos entre em contato com nossa central de atendimento 0800.703.0050.

  16. Prezados, boa tarde!

    Gostaria de saber quando e como é feito o sorteio?
    Caso o Consorciado seja contemplado,o que é necessário para o resgate do bem??
    Tem como o Consorciado saber quem já foi contemplado desde sua adesão??
    Porque a Administradora do Consórcio não nos manda um relatório mensal ou até mesmos trimestral por e-mail ou correios?

    1. Olá Jania! Os sorteios são realizados na data da assembleia do seu grupo,na Matriz da administradora em Sao Paulo.
      O consorciado tem a opção de verificar informações sobre a cota contemplada no site http://www.disalconsorcios.com.br com sua senha de acesso.
      E tambem tem como acompanhar através de nossa Central de atendimento no telefone 0800.703.0050 de segunda a sexta feira das 8 ás 20 horas.

  17. Prezados Senhores,

    Fui contemplado e continuo pagando o Consórcio, qual o procedimento após quitar todas as parcelas para que eu fique devidamente em ordem?

    1. Olá Esteclidio! Pedimos por favor reformular a pergunta para que possamos melhor orientá-lo.
      Também poderá entrar em contato com nossa central de atendimento no telefone 0800.703.0050 de segunda a sexta das 8 ás 20 horas.

    1. Olá Paulo! Orientamos que entre em contato com nossa central de atendimento para esclarecimento de sua dúvida.
      Nosso telefone 0800-703-0050.

    1. Olá Mariana! Para solicitar o cancelamento do Seguro de Vida, e necessário encaminhar VIA CORREIO, carta com a solicitação da exclusão, contendo grupo, cota, nome, data e assinatura conforme contrato de adesão para o endereço abaixo:

      Av. José Maria Whitaker 990. Planalto Paulista / São Paulo – SP – CEP: 04057.000

      Lembramos que excluindo o seguro de vida, será cancelada a sua participação no plano Pontualidade, que concorre semanalmente, com o prêmio conforme seu contrato assinado.

      Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa Central de Atendimento ao Consorciado.

  18. Boa tarde, meu consórcio foi contemplado e faturado há uns 3 anos e meio e o valor do bem do contrato continuou sendo ajustado (para mais ou para menos, as vezes) de lá pra cá, o que impactou diretamente nas parcelas. Porem, o bem do contrato já foi retirado de linha pelo fabricante logo no ano seguinte e no extrato ainda consta o bem contratado inicialmente. Com que base o mesmo bem pôde ter seu valor ajustado, se ele já está fora de mercado. Nessa situação, estaria correto esses ajustes de valores?

    1. Olá Matheus! Caso o bem de categoria do consorciado contemplado deixe de ser fabricado, a administradora realiza uma assembleia geral extraordinária para definir qual bem será utilizado como parâmetro de atualização do bem base do plano, conforme Regulamento.
      Maiores esclarecimentos sugerimos entrar em contato com nossa central de atendimento ao consorciado no tel 0800-703-0050 de segunda a sexta feira das 8 ás 20 hs.

    1. Olá Juarez! Quando a cota estiver quitada e dentro do prazo para liberação do credito em especie,o valor poderá ser utilizado conforme desejar.

    1. Olá Ivanio! Para este esclarecimento oriento que entre em contato com nossa central de atendimento.
      Telefone 0800-703-0050 das 8 ás 20 hs de segunda a sexta feira.

  19. Boa noite. Qual percentual sobre meu saldo devedor devo oferecer como lance para que seja contemplado. Ex. Se um consorciado que tenha saldo devedor e número de parcelas maiores que eu oferecer um lance igual (30%), quais as chances de ser contemplado.

    1. Olá Gustavilson! Para verificar informações referente a oferta de lance com os dados do seu Grupo e Cota, orientamos que entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

    1. Olá Juliana! Orientamos que entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 703 0050, para ser devidamente auxiliado!

  20. Eu fui contemplado por sorteio a mais de um ano , mais só quer fazer a fatura do carro quando faltar uma só prestação, aí quito e quito e faço a fatura do carro que desejo.Posso e quais os documentos necessários para a fatura depois de quitado?

    1. Olá Arinaldo! O Consorciado que possui uma cota quitada, deverá encaminhar os documentos apenas do bem que deseja faturar.

      Para mais informações entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

  21. Prezados,

    sou do grupo 2885, cotas 030 e 060. Venho pagando há 1 ano e ainda não fui sorteada. Desejo repassar minhas cotas para outra pessoa, a Disal nos ajuda nesse repasse? como devo proceder, uma vez que não desejo mais continuar pagando os consórcios?

    Att

    1. Olá Maria! O Consorciado poderá realizar o procedimento de Transferência de titularidade da cota retirando as documentações necessárias na revenda onde adquiriu a sua cota. Porém para realizar este processo, a cota deverá estar em dia com suas contribuições.

      Para mais informações entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

  22. Prezados, gostaria de tirar uma dúvida…

    Irei quitar o meu carro no mês de junho, gostaria de saber o procedimento para desalienar o veículo?
    Terei que entrar em contato com a Disal ou vcs entraram em contato?

    1. Olá Cláudio! Após a quitação da cota, o Consorciado poderá solicitar a baixa da Alienação pelos dos nossos canais de atendimento ao consorciado, possuindo um prazo de 5 dias úteis.

      Para mais informações entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

    1. Olá Jorge! O Consorciado contemplado poderá optar pelo faturamento de um bem da mesma espécie do produto contratado, alterando apenas a marca e modelo. Por exemplo, carta de veículo leves poderá apenas faturar veículos leves, carta de caminhões, caminhões e assim vice versa.

      Para mais informações entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

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