Disal Consórcio
Quem faz, conquista
  • 27 / 07 / 2017
  • 44 comentários

Pensando em fazer um Consórcio? Confira as dúvidas mais frequentes!

Preparamos um post especial para eliminar dúvidas que sempre aparecem quando alguém decide fazer um Consórcio. Vamos a elas:

Quanto é o valor de entrada?

Zero. Isso mesmo. O consorciado não precisa juntar dinheiro ou usar suas economias para dar de entrada no seu plano de Consórcio. Mas, caso tenha um valor guardado, pode usá-lo para dar um lance nas assembleias mensais e antecipar a conquista do bem.

E o juro, é alto?

Outro ponto positivo para o Consórcio: não existem juros. As parcelas são formadas por: fundo comum, taxa de administração e seguro de vida (quando contratado) calculados com base no valor do bem objeto do plano na data de cada Assembleia.

Sim. Considerando que o valor da parcela é calculado com base no valor do bem objeto do plano, quando o fabricante altera o preço do veículos para mais ou para menos, essa alteração se reflete no valor da parcela, que pode aumentar ou diminuir.

Posso comprar um carro diferente do que escolhi no começo?

Sim. O Consórcio dá essa liberdade para que o consorciado possa se adaptar às mudanças que acontecem no decorrer dos anos, como casamento, filhos, mudança de cidade e afins. É possível usar o valor da carta de crédito para comprar o carro que mais combina com o seu estilo de vida no momento da contemplação. O modelo escolhido no início do plano é apenas uma referência de valor.

Além disso, o consorciado não contemplado pode, uma única vez, alterar o bem objeto do plano, desde que esteja de acordo com os requisitos do Regulamento.

Posso resgatar o crédito em dinheiro?

O objetivo do Consórcio é proporcionar a compra planejada, a conquista de bens, e não a restituição do valor pago em dinheiro. Porém, o consorciado pode receber o valor investido, em espécie, em situações que estejam de acordo com a legislação do Consórcio.

No caso do consorciado, há duas possibilidades para esse resgate: a primeira é 180 dias após a contemplação, desde que todas as obrigações tenham sido quitadas e, a segunda, após a última assembleia mensal do grupo.

 

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    1. Olá Raimundo! Quando solicitado este procedimento o consorciado recebe o valor de sua carta de crédito atualizada, sendo o seu total de 100% ou 75% dependendo do plano contratado.

  1. Estou muito interessado em fazer um de carro. Então depois de contemplado eu posso resgatar em espécie o valor da carta?
    Qual procedimento para isso?

    obrigado desde ja

    1. Olá Rafael! Então como é mencionado no conteúdo acima, o consorciado pode receber o valor investido em espécie sim, possuindo 180 dias após a data da contemplação, desde que todas as obrigações tenham sido quitadas ou após ocorrer a ultima assembleia do Grupo.

      Agradeço pelo seu questionamento!

  2. Quero saber quando termina o consórcio como saber que existiu saldo do cons´rcio. Qual o tempo após o término o consórcio informa se houve saldo? Obrigado pela atenção, Lucio Guedes.

    1. Olá Lúcio! Dentro de 60 dias após a realização da última Assembleia do GRUPO, é analisado o seu Fundo Comum e possuindo valores a disposição, é enviado notificação aos consorciados ativos sobre a devolução dos saldos remanescentes, sendo rateados proporcionalmente ao valor das respectivas parcelas pagas.

    1. Olá Lázaro! O lance embutido quando solicitado utiliza 10% do valor da carta para complementar o lance ofertado, sendo retirado do valor da contemplação.

  3. Esse negócio de consórcio não gostei você paga um carro velho com o valor de um novo, as parcelas nunca abaixam só aumenta, comecei pagando 400 reais, hoje o carro já tem 4 anos e a parcela tá beirando 500. No financiamento para mim é melhor você paga um valor fixo quando o carro está velho porém a parcela praticamente fica defasada também.

    1. Olá Adenilson! O Consórcio é um produto diferente do Financiamento porém ambos possuem suas vantagens. A principal vantagem do Financiamento acaba sendo a possibilidade de ter o carro em um curto espaço de tempo, porém dependendo do prazo financiado e da entrada que dará no final acabará pagando um valor mais alto. As parcelas são fixas porém podem não compensar no valor total a pagar por conta do Juros sobre o Bem.

      No Consórcio para ter acesso a Carta de Crédito o consorciado deverá ser contemplado por Sorteio ou realizando uma oferta de lance onde dependendo do percentual ofertado pode impactar no valor do saldo devedor fazendo com que o prazo seja reduzido ou que o valor das parcelas mensais abaixem. No Consórcio não possui Juros e isso já faz com que as contribuições mensais diminuam, porém estão sujeitas a alteração em seu valor caso o Bem referenciado sofra algum reajuste pelas Fabricas ou Montadoras.

      Para saber mais informações sobre o motivo de não pagar hoje o mesmo valor nas parcelas mensais que pagava quando contratou a cota, clique aqui!

    1. Olá Carlos! Você poderá ofertar seu lance pela 0800 703 0050, informando o número do seu Grupo, Cota a Senha de acesso através do atendimento eletrônico digitando a opção de número “5”, pelo nosso site também com a senha de acesso ou pelas concessionarias que fazem parte da nossa Rede Autorizada, aonde você adquiriu a sua cota.

      Obrigado pela pergunta!

    1. Olá Lucinei! O consorciado contemplado poderá utilizar a sua carta de crédito para faturar o Bem referenciado ou então um outro modelo, sendo da mesma espécie, ou seja, se foi contratado uma carta de um automóvel poderá ser faturado apenas automóvel. Para mais informações entre em contato com a Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

      Obrigado pelo seu questionamento!

    1. Olá Rodolfo! o Consorciado poderá realizar o faturamento de um bem de menor valor sim! O crédito remanescente será utilizado no abatimento das parcelas de ordem inversa ou sendo diluído nos valores das parcelas mensais.

  4. Fui comtemplada e não recebi o carro porque eu não tinha como comprovar minha renda já que trabalho avolso com produtos da natura e da AVON e não tenho uma renda fixa.

    1. Olá Maria! Entendo, porém como já é previsto no Regulamento dos Grupos de Consórcio após a cota ser contemplado é necessário comprovar a renda. Para mais informações referente a sua cota em especifico, entre em contato com a Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

    1. Olá Sandra! Você poderá solicitar o procedimento de transferência da cota enviando os documentos que ficam disponíveis em nossas parceiras. Existem taxas que são cobradas pelos serviços prestados de nossa Administradora e de nossas parceiras. Para mais informações entre em contato com a Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

    1. Olá Elaine! Você pode ofertar lance pelo nosso site através da área do cliente utilizando a senha de acesso ou ligando para a nossa central de atendimento pelo 0800 703 0050, também utilizando a senha de acesso para entrar no atendimento eletrônico e realizar a oferta pelo digito de número “5”.

    1. Olá Mizael! Após quitar a cota e a mesma estiver contemplada o crédito ficará disponível para faturar um Bem, sobre o procedimento de dar o seu veículo como entrada deverá ser negociado aonde for realizar a compra do seu Bem.

    1. Olá Luis! Cancelando a cota, a devolução de parte dos valores pagos da cota cancelada é exclusivamente através do sorteio nas assembleias mensais, podendo ser contemplada até a data da última assembleia do seu Grupo. Os valores a serem devolvidos é o que foi pago referente ao bem apenas (taxa de Fundo Comum = FC %), sendo descontado a taxa administrativa e o seguro de vida, caso contratado. Em cima do valor a devolver é descontado a multa penal de quebra de contrato, conforme previsto em Regulamento.

      Para mais informações entre em contato com a Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

    1. Olá Karla! Para que a cota participe das assembleias os pagamentos das contribuições mensais deverão ser realizados até a data de vencimento, caso o pagamento seja feito após a data de vencimento ou ficando em aberto impede a cota de participar.

      1. Olá Raimundo! Oriento a solicitar a segunda via do contrato entrando em contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 703 0050 após as confirmações de dados.

  5. Para pegar em dinheiro só no termino do grupo , quando todas as gotas forem sorteadas .
    Não deu para entender a expressão que vocês usaram .É Isso que significa as 2 formas

    1. Olá Andreia! Queremos dizer que o consorciado poderá solicitar este procedimento, de Crédito em Espécie, após 180 dias da contemplação da cota ou se cota for contemplada já próxima do final Grupo ou na ultima assembleia, poderá solicitar o procedimento após a data da ultima assembleia, não sendo necessário aguardar os 180 dias após a contemplação.

      Para mais informações entre em contato com a Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

  6. Gostaria de saber quando poderei receber o valor pago de volta, tendo em vista eu desistir do consórcio. Pelo tempo da desistência já passa de 01 ano. Percebo que deverei receber apenas 50% do valor pago e indica que os valores a serem descontados em favor do consórcio já foram retirados.
    Grato

    1. Olá José! A devolução de parte dos valores pagos da cota cancelada é exclusivamente através do sorteio nas assembleias mensais, podendo ser contemplada até a data da última assembleia do seu Grupo. Entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 703 0050 para verificar mais informações sobre a sua cota.

      Agradecemos a sua participação aqui em nosso Blog!

    1. Olá Vânia! Você poderá ofertar lance através do nosso site com a senha de acesso ou pelo nosso atendimento eletrônico através do 0800 703 0050 também utilizando a senha de acesso.

      Para mais informações entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

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