Disal Consórcio
Quem faz, conquista
  • 20 / 05 / 2016
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Facilite sua vida: escolha o pagamento por débito automático ou DDA

Já é tradição deixar para pagar aquela fatura importante bem no dia do vencimento. Aí é hora de praticar a paciência: nem que a fila do caixa esteja para fora do banco, você precisa esperar. E lá se vão minutos preciosos, que poderiam ser bem melhor aproveitados.

Pior ainda é esquecer de pagar. Além do tempo desperdiçado, você ainda gasta um dinheiro extra com a multa. Se serve de consolo, ninguém está sozinho na missão de cumprir os pagamentos. Mensalidades de escolas, condomínios, aluguéis e todo tipo de financiamentos geram cerca de 2 bilhões de boletos por ano!

A boa notícia é que os bancos são solidários a essa causa e criaram formas de facilitar a vida do cliente. Com o débito automático e o débito direto autorizado, você não precisa mais ir até o banco. Todo mês, sua fatura pode ser descontada automaticamente, sem stress, sem susto e com mais tempo de sobra para você curtir o melhor da vida.

As parcelas do consórcio da Disal também contam com essa facilidade. Veja como funciona:

Débito Automático

É muito prático: o cliente pode solicitar o débito automático para as cobranças de uma empresa junto ao seu banco e, toda vez que for emitida uma fatura em seu nome, o valor é debitado automaticamente no vencimento da sua conta e repassado para a empresa.

Com a Disal é possível realizar o Débito Automático pelos bancos Itaú e Bradesco. Para aderir, o consorciado deve:

# Acessar a Área do Cliente do site da Disal e escolher a opção “Débito em Conta”,
# Imprimir o Termo de Adesão do seu banco,
# Encaminhar o termo para a Administradora via Correio.

Para os correntistas do Itaú, o próximo passo é autorizar o primeiro débito junto ao banco. Essa autorização pode ser feita na agência, no banco online, no caixa eletrônico ou no celular, pelo aplicativo. Já os correntistas do Bradesco podem apenas avisar o banco sobre a adesão.

Se, depois de optar pelo débito automático, o consorciado trocar de banco ou conta corrente, ele deve atualizar as informações junto ao fornecedor e ao banco.

Débito Direto Autorizado (DDA)

No DDA, todos os boletos de cobranças registradas (como os do seu consórcio) serão recebidos apenas em meios eletrônicos, como caixa eletrônico, Central de Atendimento, banco online ou aplicativos para smartphones. Ou seja, o cliente opta por trocar o documento de papel, que é enviado para sua casa, por uma versão eletrônica.

Independente das opções acima (Débito Automático ou DDA), lembramos que a Disal envia o boleto físico, com o objetivo de prestar informações adicionais aos consorciados. Por isso, quando receber o documento em casa, não se preocupe, a cobrança não está duplicada. É só desconsiderar a versão em papel para o pagamento.

Uma das vantagens é a garantia de recebimento da cobrança. Enquanto os boletos físicos podem sofrer extravio, danos ou fraude, os boletos eletrônicos não falham.

É importante ressaltar que autorizar o DDA não é o mesmo que autorizar o pagamento da fatura. É preciso agendar o pagamento em um dos meios eletrônicos do banco até a data de vencimento. Caso ultrapasse esse prazo, as penalidades serão as mesmas da versão física do boleto, ou seja, vem multa e juros por atraso. Lembrando ainda que ao atrasar a parcela o consorciado não participa das assembleias e perde o direito de ser contemplado.

A boa notícia é que você não precisa sair de casa para fazer esse agendamento. Além disso, o DDA é uma boa alternativa aos correntistas dos bancos que não oferecem a opção de Débito Automático para o pagamento das suas parcelas com a Disal.

Ficou interessado? A adesão ao DDA é feita diretamente no banco, de acordo com as regras de cada instituição. Confira:

# Caixa Econômica

Para fazer a adesão pelo banco online, é só clicar em “DDA” e seguir as instruções, escolhendo a conta em que o boleto eletrônico ficará disponível. Por fim, é só ler e aceitar o Termo de Adesão.

# Banco do Brasil

A adesão está disponível no banco online e no aplicativo para smartphone, na opção “Débito Direto Autorizado”. Já nos caixas eletrônicos, acesse o menu “Movimentações Financeiras > Pagamento > Débito Direto Autorizado”. O banco também oferece avisos sobre boletos novos ou com vencimento próximo quando o cliente acessa a conta na internet ou nos terminais de autoatendimento. Também é possível contratar o serviço de mensagens via celular para receber esses avisos.

# Itaú

É possível aderir pelo aplicativo para smartphone ou pelo banco online, no menu “Pagamentos > DDA”. A adesão também é possível no caixa eletrônico, e o banco ainda disponibiliza a opção de autorizar o pagamento automático para todos os boletos eletrônicos gerados por uma mesma empresa.

# HSBC

A adesão ao DDA está disponível no banco online, chamado de Digital Life, ou diretamente com o gerente. Após aderir, o cliente pode agendar o pagamento de três maneiras: boleto a boleto, todos os boletos eletrônicos recebidos de um CNPJ cadastrado ou mesmo autorizar todos os boletos eletrônicos recebidos de várias empresas.

# Bradesco

O cliente pode aderir ao DDA pelo banco online, no menu “Pagamentos > Débito Direto Autorizado (DDA) > Cadastrar DDA”. O Bradesco também oferece o serviço de SMS, em que o cliente recebe uma mensagem pelo celular com as informações da fatura e pode escolher entre pagar no dia ou agendar para a data de vencimento.

# Santander

A adesão pode ser feita pelo banco online, no menu “DDA > Sacado Eletrônico > Incluir”, e também nos outros canais de relacionamento, como SuperLinha e autoatendimento, além das agências bancárias.

Facilite sua vida: escolha o pagamento por débito automático ou DDA

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