Disal Consórcio
Quem faz, conquista
  • 14 / 02 / 2017
  • 56 comentários

Disal responde: É possível trocar o bem da cota de consórcio?

O Consórcio é uma compra planejada: nos grupos, há desde os participantes ansiosos por ver o carro novo na garagem, que já ofertam lances nas primeiras assembleias, até os que preferem ser contemplados nos últimos meses, quando o grupo já está acabando.

Mas mesmo com planejamento, em 80 meses, que é a duração máxima dos planos da Disal Consórcio, muita coisa pode acontecer. O consorciado pode precisar de um carro maior porque a família aumentou, ou um mais potente para viajar mais ou decidiu que é melhor trocar o sedan por um compacto para enfrentar o trânsito. Como resolver isso?

É simples: o bem objeto do seu plano, o carro, é apenas uma referência de valor, não sendo obrigatório comprar exatamente este veículo ao ser contemplado.

Mas se, mesmo assim, o valor do crédito não atender mais à sua necessidade, o Regulamento de Consórcio prevê uma possibilidade de troca, que é válida apenas para consorciados não contemplados.

É possível realizar a troca uma vez, desde que obedeça aos requisitos do Regulamento:

– O grupo deve ser formado por bens de preços diferentes.

– O novo bem escolhido deve fazer parte da relação de bens do grupo, que é definida no dia da sua constituição.

– A diferença de preço do novo bem não pode ultrapassar 50% do valor do bem escolhido na adesão do consórcio, respeitando-se o limite do bem que integrar a categoria de maior ou menor valor na relação de bens do Grupo.

– A solicitação da mudança de bem não deve ter acontecido entre a data da Extração da Loteria Federal em que se apurou o número da cota a contemplar por sorteio e a data da Assembleia Geral Ordinária em que se concretizou a contemplação.

– Nos casos de troca por um bem de menor valor, o preço do novo bem não deve ser menor ao valor atualizado das parcelas pagas ao Fundo Comum na data da efetivação do pedido de mudança.

Cumprindo estes requisitos, você pode adaptar a sua cota de consórcio aos seus novos planos. Para conferir todos os detalhes da mudança do bem objeto do plano, é só conferir o Capítulo IV do Regulamento de Consórcio, clicando http://www.disalconsorcio.com.br/regulamento-do-consorcio.

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  1. Ja quitei meu consorcio e não recebi meu fundo teserva

    Vcs não me ressarciu um consorcio que paguei as primeiras parcelas e não deu pra continuar pois ja pagava outro consorcio

    1. Olá, Denise! No consórcio, a parcela varia de acordo com o valor do bem contratado, que é determinado pela montadora. O valor precisa ser atualizado conforme a montadora atualiza o valor do bem para que, ao ser contemplado, você tenha o poder de compra necessário para comprar o carro escolhido. Neste vídeo, explicamos todos os detalhes: https://www.youtube.com/watch?v=aLN2q4hes-g. Qualquer dúvida, conte conosco também em nossa Central de Atendimento no telefone 0800 703 0050 ou no site http://www.disalconsorcio.com.br/atendimento . Obrigado!

  2. Tenho algumas dúvidas, que gostaria de esclarecer:

    1) A carta de crédito tem prazo de validade?

    2) Tendo sido sorteado, e sem interesse na aquisição do bem naquele momento, há possibilidade de repasse da troca de cota, com vantagem financeira?

    3) Tendo sido sorteado, e sem interesse na aquisição do bem naquele momento, e sem a possibilidade citada no item 2, sou obrigado a receber a carta de crédito?

    Agradeço a atenção.

    1. Olá, Sudreia!

      Caso o consorciado não tenha interesse em utilizar a carta de crédito ao ser contemplado, deixando o valor na conta vinculada, ele será comunicado para receber o crédito em espécie dentro de 60 dias contados da realização da última Assembleia do Grupo. Já sobre a questão da troca de cota, orientamos que entre em contato com a nossa Central de Atendimento, pelo 0800 703 0050 ou http://www.disalconsorcio.com.br/atendimento, para que nossa equipe possa entender melhor a dúvida e ajudá-la.

      Obrigado!

  3. Participo do consórcio DISAL e fui contemplado por sorteio a mais de um mês.
    Passei o crédito p meu filho trocar o carro dele por um mais potente, só que
    depois de todo processo de transferência o crédito ainda não foi liberado para
    o nome dele. Ele já vendeu o carro e já passou o valor p concessionária q ele
    está comprando o carro. Agora o faturamento só pode ser feito qdo ele recebe
    o kit contemplação e a DISAL ainda não liberou.
    Estava pensando em fazer outro consórcio c a DISAL, mas estou pensando.

    1. Olá, Roberta! Após o cancelamento, os valores a serem devolvidos acontecem por meio de sorteios mensais. A quantia a ser devolvida será definida de acordo com o percentual amortizado no Fundo Comum sobre o valor do bem contratado em seu plano na data da Assembleia de Contemplação, descontada a multa penal compensatória, conforme regulamento de seu grupo. Você pode verificar os resultados das assembleias de duas maneiras: acessando sua conta em nosso site (www.disalconsorcio.com.br/areadocliente) ou pela nossa Central de Atendimento (www.disalconsorcio.com.br/atendimento). Obrigado!

    1. Olá, Nilson! É possível sim abaixar o valor da carta de crédito. O consorciado não contemplado pode solicitar, uma única vez, a mudança do bem objeto de sua participação por outro de maior ou menor valor. desde que esteja de acordo com os requisitos do Regulamento.
      Você pode conferir quais bens de menor valor estão disponíveis no seu grupo e também simular como ficaria o valor da sua parcela com a nossa Central de Atendimento, pelo 0800 703 0050 ou http://www.disalconsorcio.com.br/atendimento. Obrigado!

    1. Olá, Maria! Você deve quitar a cota sempre na data da assembleia. Orientamos que entre em contato com a nossa Central de Atendimento (www.disalconsorcio.com.br/atendimento) para verificar o procedimento completo. Nesse mesmo contato, você pode solicitar que o boleto de quitação seja encaminhado para o seu e-mail, mas você também pode emiti-lo em nossa Área do Cliente, preenchendo com o valor do saldo devedor. Obrigado!

  4. Bom dia !

    Só depois de mais de três anos pagando minhas parcelas do consórcio percebi que há uma cobrança de um SEGURO DE VIDA. A minha pergunta é como foi feita essa adesão??? Se sou obrigada a manter? Ou posso cancelar imediatamente????

    OBS: O que é de fato esse “SEGURO DE VIDA” ????? ou é MAIS UM DAQUELES TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO DE sempre???????!!!!!!!1

    1. Olá, Ana! A adesão do seguro de vida é feita pela assinatura da Proposta de Adesão do Seguro de Vida Prestamista. Com ele, caso ocorra morte ou invalidez permanente total por acidente do Consorciado, nos termos contratados, a indenização será paga à Administradora para quitação do saldo devedor do mesmo, perante o grupo, observando-se que, caso o sinistro ocorra antes da contemplação do Consorciado, quando este esteja recolhendo suas parcelas com base em 75% do valor do plano, a indenização devida corresponderá à quitação do saldo devedor do consorciado, até o limite de 75% do valor do bem objeto do plano.
      Além disso, ao aderir o seguro de vida, você concorre a sorteios semanais de R$ 20.000,00. Ainda assim, caso deseje cancelar seu seguro, orientamos que entre em contato com a nossa Central de Atendimento: http://www.disalconsorcio.com.br/atendimento, nossa equipe está à disposição para ajudá-la. Obrigado!

    1. Olá, Luciene! É possível efetuar o pagamento com cartão do crédito, mas nesse caso, pode haver cobrança de juros por parte do banco. Orientamos que verifique as taxas junto à operadora do seu cartão. Obrigado!

  5. Olá bom dia eu tenho uma dúvida ,gostaria de saber se eu posso usar o que já paguei praticamente a metade das 80 parcelas no caso ,paguei 40 parcelas ,eu queria saber se ,se eu poderia usa esse valor pra compra um carro usado de menor valor,

    1. Olá, Francisco! No consórcio, só é possível utilizar a carta de crédito após ser contemplado por lance ou sorteio. Ao ser contemplado, você pode escolher se deseja comprar um carro novo ou seminovo, desde que esteja de acordo com as especificações do Regulamento. Qualquer dúvida, conte também com a nossa Central de Atendimento, pelo 0800 703 0050 ou http://www.disalconsorcio.com.br/atendimento. Obrigado!

  6. quando fui comtemplado recebi uma carta no valor de 24.950 e agora estou pagando um bem no valor de 30.000 reais no final do consorcio recebo a diferença.

    1. Olá, Antonio! No consórcio, a parcela varia de acordo com o valor do bem contratado, que é determinado pela montadora, ou seja, o valor precisa ser atualizado conforme a montadora atualiza o valor do bem para que, ao ser contemplado, você tenha o poder de compra necessário para comprar o carro escolhido. Neste vídeo, explicamos todos os detalhes: https://www.youtube.com/watch?v=aLN2q4hes-g. Qualquer dúvida, conte conosco também em nossa Central de Atendimento no telefone 0800 703 0050 ou no site http://www.disalconsorcio.com.br/atendimento . Obrigado!

    1. Olá, Luciano! É possível fazer a transferência do consórcio, desde que atenda aos requisitos previstos em Regulamento. Com o valor em mãos, você poderá negociar diretamente com a Concessionária. Caso tenha mais dúvidas, orientamos que entre em contato com a nossa Central de Atendimento, pelo 0800 703 0050 ou http://www.disalconsorcio.com.br/atendimento. Com base no histórico da sua cota, nossa equipe poderá ajudá-lo. Obrigado!

  7. Disal. por favor vamos continuar com a nossa parceria de consorcio e consorciado:
    tenho uma CARTA DE CREDITO pendente e não consigo comprar o carro, por favor resolva essa situação .
    estou querendo quitar esse consorcio e sair dessa situação mais vou ter que entrar na justiça pra resolver uma coisa tao simples .

  8. Boa tarde,

    Comprei um consórcio e já paguei 28 parcelas, combinei com o vendedor que iria somente fazer uma poupança e retirar em dinheiro quando efetuasse um lance.
    Já tenho o total para o lance e assim quitar meu consórcio, meu grupo é o 2665.
    Gostaria de saber como é quando farei o lance para quitar, e quando posso retirar o dinheiro.

    Att,

    Rosa Goulart

    1. Olá, Maria Rosa! Nesse caso, você deve ofertar um lance quitativo, no valor do saldo devedor, dois dias antes da Assembleia. Para saber o valor correto e como fazer, orientamos que entre em contato nossa Central de Atendimento (www.disalconsorcio.com.br/atendimento). Pelo contato com a nossa CAC, você pode solicitar que o boleto de quitação seja encaminhado para o seu e-mail, mas você também pode emiti-lo em nossa Área do Cliente, preenchendo com o valor do saldo devedor. Obrigado!

  9. Boa tarde ,Gostaria de saber se posso ir pagando as parcelas sendo a do mês atual e a última. E de quanto por % será o desconto. ?

    1. Olá, Fabio! É possível sim adiantar o pagamento de parcelas, lembrando que a antecipação acontece sempre na ordem inversa, a contar a última. No entanto, como no consórcio não há cobrança de juros, não há desconto no pagamento antecipado. Caso tenha mais dúvidas, conte com a nossa Central de Atendimento, pelo 0800 703 0050 e http://www.disalconsorcio.com.br/atendimento. Nossa equipe poderá ajudá-lo também com as orientações para imprimir o boleto para antecipar as parcelas. Obrigado!

    1. Olá, Camila! O consorciado não contemplado pode solicitar, uma única vez, a mudança do bem objeto de sua participação por outro de maior ou menor valor, desde que esteja de acordo com os requisitos do regulamento. Para solicitar a mudança e fazer a simulação de quanto ficariam as parcelas, entre em contato com a nossa Central de Atendimento, pelo 0800 703 0050 ou http://www.disalconsorcio.com.br/atendimento. 😉

  10. Oi falta um ano pra terminar o meu consorcio quero pegar um carro pra deficiente como faço, o grupo tem advogado pra ver meu caso.

    1. Olá, Marta! Você já foi contemplada? Se sim, orientamos que entre em contato com a concessionária em que você comprou a cota para que eles possam ajudá-la com o processo de faturamento e com a compra do veículo. Nossa Central de Atendimento também está à disposição para ajudá-la, por telefone ou internet: http://www.disalconsorcio.com.br/atendimento. Obrigado!

    1. Olá, Raquel! O Prêmio Pontualidade é oferecido pelas Concessionárias associadas à Disal aos consorciados que estão com as parcelas em dia e aderiram ao seguro de vida. Para conferir os resultados do Programa Pontualidade, é só entrar em contato com a nossa Central de Atendimento, pelo 0800 703 0050 ou http://www.disalconsorcio.com.br/atendimento. Obrigado!

  11. Bom dia , gostaria de saber se é possível trocar o marca do bem ? Estou com um Volkswagen UP , gostaria de mudar para um Fiat MOBI ? É possível ? Como é feito ?

    1. Olá João! Sim, é possível sim! Os Consorciados que possuem uma cota que ainda não esteja contemplada poderá solicitar a alteração do Bem de referência de sua carta de crédito para um outro Bem, sendo possível solicitar esta alteração apenas uma única vez. Entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 703 0050 para verificar se em seu grupo existe a possibilidade de alterar o seu Bem para o FIAT MOBI!

  12. Olá, entrei em contato com o vendedor que me vendeu o consórcio para solicitar uma troca por outro de valor menor, nisso já paguei $5000,00 do primeiro faltando 52 parcelas, pois bem, ele fez, mas só que consta como se eu estivesse com dois consórcios e esse novo faltando 59 parcelas, e estou em dúvida se o valor já pago será ressarcido pela disal.

    1. Olá Diogenes! Oriento entrar em contato com a nossa Central de Atendimento pelo do 0800 703 0050 para receber as devidas orientações após checagem das informações do seu grupo e cota.

    1. Olá Gudson! No consórcio você pode solicitar a troca do Bem de Referência para um outro bem, porém só pode solicitar este procedimento apenas uma unica vez. Entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 703 0050 para verificar esta possibilidade de troca de bem após as confirmações cadastrais.

    1. Olá Luciano! Sim. O Seguro de Vida Prestamista cobre o valor saldo devedor, caso ocorra alguma fatalidade com o titular da cota ou invalidez total e/ou permanente causada por acidentes, possuindo o mesmo prazo do seu Grupo.

      Obrigado Pelo questionamento Luciano!

    1. Olá Cleciano! Neste caso oriento a entrar em contato e verificar diretamente com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 703 0050, após as confirmações cadastrais sobre o motivo de não ter recepcionado.

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