Disal Consórcio
Quem faz, conquista
  • 24 / 05 / 2016
  • 85 comentários

DISAL responde: como quitar sua cota de consórcio?

Sabe aquela impressão de que o tempo voa? Mal dá tempo de reclamar da segunda-feira e já é hora de comemorar a chegada da sexta. Para quem planeja a conquista do carro novo com o consórcio, cada mês que passa é uma parcela quitada e um passo à frente para ver a conquista na garagem.

Mas se você é do tipo ansioso, pode dar um empurrãozinho para antecipar a quitação do seu plano.

O consorciado pode antecipar pagamentos quando quiser, mas sempre na ordem inversa. Ou seja, as parcelas quitadas antes (sejam todas ou apenas parte delas) serão descontadas a partir da última.

XII – ANTECIPAÇÃO DE PARCELAS
É possível antecipar pagamentos (ou quitar o consórcio) das seguintes maneiras:
# Pelo pagamento do lance vencedor;
# Pela diferença do crédito, se o bem adquirido for de valor inferior ao crédito;
# Pelo pagamento antecipado de parcelas que ainda irão vencer;
# Na ocorrência de indenização de sinistro, se foi contratado o seguro de vida.

O pagamento antecipado pode ser feito de três formas:

1.Com comprovante avulso;

2.Ofertando um lance;

3.Adquirindo um veículo com um valor menor que o crédito, quando ele for contemplado.

Importante: quitar a cota antecipado não garante um adiantamento da contemplação. O consorciado só conquista o crédito para sair por aí de carro novo se for contemplado por sorteio ou por lance.

Quitação da cota
Apenas os consorciados contemplados podem quitar todo o saldo devedor, encerrando sua participação no grupo e podendo solicitar a baixa da alienação, desde que não tenha mais nenhum valor pendente de pagamento, por causa de uma eventual variação no preço do bem.

Nesse caso, é só realizar o pagamento antecipado da cota e esperar a próxima Assembleia do grupo. Depois desse prazo, a orientação é entrar em contato com a Central de Atendimento ao Consorciado (CAC), com o documento do veículo em mãos, para solicitar a baixa da alienação.

O consorciado contemplado que tiver quitado a cota e desejar a liberação da alienação antes da próxima Assembleia do grupo deverá pagar uma caução, equivalente a 5% do valor final pago, para garantir a cobertura de eventual diferença apurada no saldo devedor entre uma assembleia e outra.

Essa caução depois é devolvida ao consorciado, caso não haja essa diferença.
É importante lembrar que a quitação deve ser feita sempre na data da Assembleia do mês em que o cliente tem a intenção de liquidar o saldo devedor da cota.

O passo a passo do pagamento é simples:

info-quitacao

Para saber o valor total do boleto para a quitação, é importante entrar em contato com uma de nossas Centrais de Atendimento, em um dos números abaixo, na data da Assembleia do seu grupo.

0800 703 0050

Cuiabá (65) 2123.2799

Rio de Janeiro (21) 2574.6999

Porto Alegre (51) 3226.1420

Salvador (71) 3270.7729

Recife (81) 3465.3346

São Paulo (11) 5079.5000

Depois, com a cota quitada e contemplada, é só curtir o passeio com o carro novo e já planejar a compra do próximo (com o consórcio, sempre)

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  1. Meu nome é walkiria Pereira de Macedo gostaria de saber quando posso. Receber o dinheiro do consórcio que não estou participando mais o número de participação em grupo de consórcio é este 934396 e tem outros valores este foi de 429,00 os outros eram de 300,00 e alguma coisa.aguardo resposta. A representante que quando fiz o contrato foi Neuma Nunes de lima.meu número de contato 083-987846920

    1. Olá, Walkiria! Após o cancelamento, os valores a serem devolvidos acontecem por meio de sorteios mensais. A quantia a ser devolvida será definida de acordo com o percentual amortizado no Fundo Comum sobre o valor do bem contratado em seu plano na data da Assembleia de Contemplação, descontada a multa penal compensatória, conforme regulamento de seu grupo. Você pode verificar os resultados das assembleias de duas maneiras: acessando sua conta em nosso site (www.disalconsorcio.com.br/areadocliente) ou pela nossa Central de Atendimento (www.disalconsorcio.com.br/FaleConosco). Obrigado e boa sorte 😉

    1. Olá, Adriel! Você deve quitar a cota sempre na data da assembleia. Para conferir as condições para quitação, orientamos que entre em contato com a nossa Central de Atendimento (www.disalconsorcio.com.br/atendimento), que estará à disposição para lhe ajudar. Obrigado!

  2. Quero quitar um consorcio que ja fui contemplado, ja peguei 25 parcelas e o saldo para quitar é ainda praticamente o mesmo valor da carta, como assim? Nao ha desconto? Pois vcs nao irao administrar meu consorcio ate o fim pq nao o desconto?

  3. ola gostaria de saber quero eu dei o lance fui contemplado não tirei o carro e gostaria de quitar assim ke eu pagando tudo eu tenho que esperar terminar o grupo pra retirar o dinheiro todo ?

  4. Boa tarde! Gostaria de saber se posso quitar o consorcio e pegar o dinheiro, pois não tenho mais interesse em compra carro. Eu ainda não fui contemplado.

  5. Boa tarde! Eu gostaria de saber quantos por cento tenho direito se quitar meu consorcio?
    Gostaria que a central entrasse em contato comigo por favor.

    Telefone: 035 998163040

    1. Olá, Gilson! É possível sim transferir sua cota. Nesse caso, é preciso preencher e assinar o formulário de Transferência de Cota de Consórcio e, se ocorreu a contemplação da cota e aquisição do bem, é obrigatória também a transferência do bem perante o órgão competente, bem como das garantias oferecidas. É importante que você entre em contato com a nossa Central de Atendimento, pelo 0800 703 0050 ou http://www.disalconsorcio.com.br/atendimento, ou com a Concessionária que você comprou a cota. Eles poderão te ajudar com o procedimento completo. Obrigado!

    1. Olá, Neide! É possível sim solicitar o crédito em espécie, desde que a cota esteja quitada e contemplada há pelo menos 180 dias, ou no encerramento do grupo. Para saber mais sobre como optar pelo crédito em espécie, orientamos que entre em contato com a nossa Central de Atendimento, pelo 0800 703 0050 ou http://www.disalconsorcio.com.br/atendimento. Obrigado!

  6. Fiz um consórcio para um voyage com carta de crédito no valor de R$40.000,00. Já paguei cerca de 80% do valor da carta do consórcio. Quando fui sorteada paguei a diferença do bem escolhido, um Gol Power 1.6 2013, e ainda estou devendo em torno de 20 mil reais. As parcelas constantemente aumentam, já estou pagando de parcela R$980,00, no boleto a justificativa é de aumento de valor do bem por parte da fabricante mas na tabela FIPE o valor do carro só diminui. Até quando os valores vão aumentar?

    1. Olá, Aline! No consórcio, a parcela varia de acordo com o valor do bem contratado, que é determinado pela montadora, ou seja, o valor precisa ser atualizado conforme a montadora atualiza o valor do bem para que, ao ser contemplado, você tenha o poder de compra necessário para comprar o carro escolhido. Neste vídeo, explicamos todos os detalhes: https://www.youtube.com/watch?v=aLN2q4hes-g. Qualquer dúvida, conte conosco também em nossa Central de Atendimento no telefone 0800 703 0050 ou no site http://www.disalconsorcio.com.br/atendimento.

      Ressaltamos que não temos como prever esses aumentos, já que são determinados pela montadora. Obrigado!

  7. Queria quitar meu consórcio vi no comentário acima que vcs falam que não cobram juros mais todo mês as parcelas aumentar sendo quer quando agente faz o consórcio vcs falam quer as parcelas não aumenta deveria ter sim desconto por que todo mês aumenta um absurdo

    1. Olá, Genilson! No consórcio, a parcela varia de acordo com o valor do bem contratado, que é determinado pela montadora, ou seja, o valor precisa ser atualizado conforme a montadora atualiza o valor do bem para que, ao ser contemplado, você tenha o poder de compra necessário para comprar o carro escolhido. Neste vídeo, explicamos todos os detalhes: https://www.youtube.com/watch?v=aLN2q4hes-g. Qualquer dúvida, conte conosco também em nossa Central de Atendimento no telefone 0800 703 0050 ou no site http://www.disalconsorcio.com.br/atendimento . Obrigado!

  8. Bom dia, fui contemplado a mais de um ano, o bem que eu adquiri foi num valor menor do que eu tinha direito. Pedi o abatimento e a redução no valor das parcelas e não aconteceu. Hoje me encontro desempregado, na época fiz um seguro com vocês. Gostaria de saber se esse seguro tem alguma cobertura para desemprego. Gostaria se possível que vocês mandassem pro meu email um extrato da minha conta com vocês, para eu ficar sabendo o que faltar pra quitar. Grato

  9. Quero saber o pq o valor do meu bem n para de crescer junto com as minhas parcelas já q me informaram quando fiz q a mensalidade iria diminuir e até agora só faz aumentar e tb em relação a taxa de administração q tá quase 11% essa taxa ela e devolvida no final do consórcio?

    1. Olá, Dirlan! No consórcio, a parcela varia de acordo com o valor do bem contratado, que é determinado pela montadora, ou seja, o valor precisa ser atualizado conforme a montadora atualiza o valor do bem para que, ao ser contemplado, você tenha o poder de compra necessário para comprar o carro escolhido. Neste vídeo, explicamos todos os detalhes: https://www.youtube.com/watch?v=aLN2q4hes-g. Qualquer dúvida, conte conosco também em nossa Central de Atendimento no telefone 0800 703 0050 ou no site http://www.disalconsorcio.com.br/atendimento . Obrigado!

  10. hamilton:

    gostaria de saber, eu fui contenplado por sorteio peguei um carro no valor de 23.000 ovalor do bem hoje esta em torno de:32.000 no final do consorcio eu sou renbousado com essa diferença?

    1. Olá, Hamilton! O valor do bem aumenta conforme a determinação do fabricante. Toda vez que a montadora determina o aumento do valor do bem, esse aumento é repassado para os consorciados, para que, ao serem contemplados, todos possam comprar o vem escolhido. Neste vídeo, explicamos como funciona: https://www.youtube.com/watch?v=aLN2q4hes-g. Caso tenha mais dúvidas, conte também com a nossa Central de Atendimento, pelo 0800 703 0050 ou http://www.disalconsorcio.com/atendimento. Obrigado!

  11. Pedi a documentação para transferência do consorcio ,em contato por telefone,ficaram de enviar por email.
    Já se passaram mais de 20 dias e ainda não recebi.

    1. Olá, Adalberto! Nesse caso orientamos que entre em contato com a nossa Central para verificar o que está acontecendo, pelo 0800 703 0050. Para segurança dos consorciados, apenas nossa equipe de atendimento pode fazer essa verificação, após confirmação de dados do titular da cota. Obrigado!

    1. Olá, Valter! Para saber o procedimento correto para a antecipação de parcelas, orientamos que entre em contato com a nossa Central de Atendimento, pelo 0800 703 0050 ou http://www.disalconsorcio.com.br/atendimento. Nossa equipe está à disposição para ajudá-lo. Lembramos que as parcelas são antecipadas sempre na ordem inversa e que não há desconto na antecipação, já que no consórcio não são cobrados juros. Obrigado!

    1. Olá, Maria! Se a cota estiver quitada e contemplada, é possível sim solicitar o crédito em espécie. Conforme o Regulamento, o consorciado contemplado pode solicitar à Administradora receber o valor do crédito em espécie após a quitação de suas obrigações junto ao Grupo após 180 dias da contemplação. Aí você receberá o valor da carta de crédito correspondente ao valor do bem de referência do seu plano. Obrigado!

  12. Como adiantei cerca de 15 prestações, e não fui contemplado, se chegar ao final das prestações sem ser contemplado, ficarei 15 meses esperando o fim do grupo, até receber a carta de crédito, ou, por ter finalizado as prestações, terei automaticamente a carta liberada, caso contrário, terei de ficar 15 meses parado, esperando o fim do grupo?, Vale a pena adiantar prestações e ficar a carta de crédito, já q não fui contemplado por sorteio?.

    1. Olá, Matias! A quitação da cota não garante a contemplação para que você receba o crédito. Para receber o crédito em espécie, a cota precisa estar quitada e contemplada há pelo menos 180 dias, ou então no encerramento do grupo. Você já pensou em usar o dinheiro acumulado para ofertar um lance em vez de antecipar as parcelas? Neste vídeo, mostramos como fazer: https://www.youtube.com/watch?v=8JRsFHCzS4o&t=2s.
      Caso tenha mais dúvidas, conte também com a nossa Central de Atendimento, por telefone ou internet: http://www.disalconsorcio.com.br/atendimento. Obrigado!

    1. Olá Luiz! As contemplações só ocorrem através de sorteio ou por ofertas de lances, o número de parcelas ou o valor total já pago não influenciam nesta questão. Se desejar ofertar lance, entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 703 0050 e verifique a média de lance.

  13. já paguei mais de 80% do consorcio, fui contemplada por sorteio e escolhi uma bem no valor de 27.000 , minha carta de credito esta no valor de 34 mil, vou usar a diferença para quitar o consorcio. mais queria da baixa no seguro de vida, tem como eu tirar um boleto avulso do saldo devedor menos a taxa do seguro para quando der entrada o carro aparecer como quitado ?

    1. Olá Jeovana! Orientamos que seja feito primeiro o cancelamento do Seguro de Vida. Solicitação de cancelamento deverá ser feita através de carta. Oriento a entrar em contato com a nossa Central de Atendimento para solicitar o endereço para ser encaminhado a sua carta.

  14. boa tarde, quitei todas as parcelas do meu consorcio.preciso baixa do adrame, gostaria de saber se posso solicitar antes da assembleia e qual o procedimento.

  15. Com a carta contemplada e quitada , como faço pra pegar o carro? O consórcio ume envia essa carta é boina concessionária ou basta apresentar meus documentos comprovando a contemplação? E se terei que ir uma segunda vez pra pegar o carro?

    1. Olá Tomaz! Após a contemplação da cota, o consorciado poderá iniciar o Processo de Faturamento retirando primeiramente o Kit Contemplação na Revenda onde ocorreu a contratação da cota, podendo já dar inicio na Fase Cadastral.

      Para mais informações entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

  16. Olá, fiz um consórcio de 8 anos, em março termina, posso utilizar a carta de crédito para dar entrada em um imóvel???…Se eu optar por pegar um.carro de ano anterior, fico livre da desvalorização do carro zero?…e se o bem que eu adquirir for de menor valor, como recebo isso???

    1. Olá Naide! Após contemplação da cota, o consorciado poderá utilizar o Crédito para realizar o faturamento de um Bem da mesma espécie do Bem Objeto do plano contratado, sendo neste caso um veículo de passeio. Os valores das cobranças são calculadas sempre sobre o valor do Bem de referencia atualizado e não sobre o valor de contemplação. Faturando um bem de menor valor, o crédito remanescente será utilizado para a bater o Saldo Devedor ou poderá ser solicitado em espécie se caso estiver com a cota quitada.

      Para mais informações entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

  17. Bom dia!Quito meu consórcio no próximo mês (11/02/2018) e não quero pegar veículo, mas, desejo receber o montante.Qual o procedimento para o resgate do dinheiro?

    1. Olá Ana! Conforme previsto em regulamento, para solicitar o procedimento de Crédito em espécie o consorciado deverá possuir mais de 180 dias de contemplação. Estando dentro deste critério, poderá retirar o formulário necessário para este processo na Revenda onde houve a aquisição da cota.

      Para mais informações entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

    1. Olá Alexandre! A quitação não garante a contemplação da cota, mas sim o maior lance em percentual ofertado na assembleia ou mesmo se caso a cota seja sorteada. Porém o consorciado contemplado, poderá solicita este procedimento na Revenda onde adquiriu a cota quando possuir 180 dias de contemplação.

      Para mais informações entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

    1. Olá João! A quitação antecipada das parcelas nao diminui o valor das mesmas, visto que de acordo com Regulamento o plano de consorcio nao tem juros.

  18. Bom dia, fui contemplado a um ano e estou esperando o encerramento do consorcio para pegar o dinheiro de volta. após a ultima parcela paga com quanto tempo eu consigo pegar o dinheiro?

  19. Boa tarde. Preciso da carta de opção de crédito, mas não a encontro no site (informaram que estaria disponível para impressão no site). Obrigado.

    1. Olá Dafne! A documento sobre a Opção de Crédito faz parte da relação de documentos no Kit Contemplação, disponibilizado na Revenda responsável pela venda da cota.

      Para mais informações entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

  20. Bom dia, terminei hoje de quitar a última parcela do meu consórcio, há duas taxas com vencimento hoje que são a taxa de transferência de cotas e taxa de registro de garantias, gostaria de saber se devo realmente paga-las ou só quando solicitar tal serviço.

    Obrigado, aguardo.

    1. Olá José! Orientamos a manter o contato direto com a nossa central de atendimento pelo 0800 703 0050, para receber as orientações conforme os dados da sua cota.

  21. Bom dia. sou Gregorio. eu tenho uma duvida. Meu veiculo deu perda total em um acidente, e a seguradora vai me indenizar. porem o meu saldo devedor e muito alto comparado a minha indenização. e eu gostaria de saber se tem alguma maneira de negociar com a Disal para fazer uso desse caminho. (Caminho nº 3: O segurado faz a substituição da garantia usando a indenização do seguro, ou seja, troca o veículo alienado no consórcio por um outro.)

    1. Olá Gregorio! O Consorciado contemplado e faturado poderá solicitar o procedimento de Substituição de Garantia, onde apresentará para a administradora um bem onde o seu valor seja superior ao saldo devedor da cota em 20%, conforme é previsto no Regulamento dos Grupos de Consórcio, capitulo XX – Substituição do Bem Oferecido em Garantia, clausulas 51 e 51.1:

      51. O bem adquirido e alienado fiduciariamente, poderá ser substituído mediante prévia autorização da ADMINISTRADORA, que assumirá perante o GRUPO a responsabilidade por eventuais prejuízos decorrentes da autorização concedida, restritivamente aos atos por ela praticados.

      51.1. A substituição da garantia estará condicionada a inexistência de parcelas em atraso e a apresentação dos seguintes documentos: cópia autenticada do CRV (Certificado de Registro de Veículo) do bem substituto, com o respectivo gravame de alienação fiduciária; nota fiscal de faturamento do bem substituto; em caso de bem usado, nos moldes do disposto na letra “b” da Cláusula 43, avaliação específica de estado e valor do bem substituto, feita por pessoa jurídica indicada pela ADMINISTRADORA.

      Para mais informações entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

  22. Bom dia, eu e uma amiga nos consorciamos com a disal, eu em agosto de 2015 e ela em janeiro de 2016.
    Ela está inadimplente faz 6 meses e quer repassar a sua cota, quais são os passos necessários para que eu assuma essa cota?

    1. Olá João! Para realizar o Procedimento de Transferência da cota orientamos a manter o contato diretamente com a revenda responsável pela venda da cota.

      Para mais informações entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

    1. Olá Claudia! A antecipação de parcelas ocorre na ordem inversa, a contar da última, quitando o valor total ou em parte. Este procedimento poderá ser realizado Conforme o Regulamento – parte integrante da Proposta de Participação de um Grupo de Consórcio – no Capitulo XII – Antecipação de Parcelas, cláusula 21:

      21. O CONSORCIADO abaterá o saldo devedor de suas parcelas, na ordem inversa, a contar da última, no todo ou em parte:
      I – pelo pagamento do lance vencedor;
      II – pela diferença de crédito, se o bem adquirido for de valor inferior ao crédito;
      III – pelo pagamento antecipado de parcelas vincendas;
      IV – na ocorrência de indenização de sinistro, se houver sido contratado seguro de vida.

    1. Olá Silvana! O Consorciado poderá realizar o Procedimento de Quitação da cota na data da assembleia. O boleto poderá ser solicitado no próprio dia em contato com a nossa central de atendimento pelo 0800 703 0050 ou pelo nosso site na área do cliente, emitindo o boleto de antecipação de parcelas e informando o valor do saldo devedor atualizado.

      Para mais informações entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

  23. Boa tarde! Tenho o consorcio ativo com vocês, já fui contemplada e estou com o carro em mãos. Porém perdi meu emprego, e a situação está ficando bem difícil.
    Existe algum seguro junto a Disal que nos de um prazo sem cobrança das parcelas por algum período?

    1. Olá Gislene! Para verificar informações sobre este procedimento, orientamos que entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

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