Disal Consórcio
Quem faz, conquista
  • 27 / 01 / 2017
  • sem comentários

Cuidados na estrada em dia de chuva

Cuidado no trânsito é essencial. Mas quando começa a chover, esse cuidado precisa ser redobrado. Pista molhada, visibilidade ruim, pneus em má condição e granizo são alguns dos obstáculos que podem cruzar o seu caminho. Para ajudar nessa hora, o Blog da Disal preparou algumas dicas para você não ser pego de surpresa. Confira:

1 – Cuidado constante com a mecânica

Estar com a mecânica do veículo em dia é o primeiro passo para você se sentir seguro na chuva. Cuidado especial, claro, aos pneus, que perdem aderência naturalmente quando chove. Quanto mais desgastado ele estiver, mais arriscado é dirigir na chuva. Além disso, fique sempre atento a problemas elétricos e detalhes importantes como freios, fluidos, iluminação e paletas do limpador do para-brisa.

2 – Como melhorar a visibilidade

A chuva naturalmente vai afetar a visibilidade, tanto sua para os outros veículos quanto deles para você. Por isso, procure andar com os faróis ligados quando estiver debaixo de chuva.

Vidros embaçados podem ser outro problema, por isso tente sempre diminuir a temperatura interna do veículo, usando ar condicionado ou deixando um espaço do vidro aberto para que o ar circule. Esfregar as mãos ou usar um paninho nem sempre resolve e ainda acaba sujando ainda mais o vidro.

Se a chuva estiver muito forte, não hesite em encostar seu veículo em um local seguro (jamais pare sobre a via). Uma vez parado corretamente, deixe seu veículo visível, com o pisca alerta ligado, enquanto aguarda a chuva diminuir.

3 – Mantenha distância e atenção constante

Nada de colar na traseira de ninguém! Sob chuva, o ideal é mesmo manter uma distância maior dos outros carros, já que as condições de frenagem e visibilidade ficam piores. Fique sempre a uma distância que garanta tempo hábil para uma freada mais brusca ou manobra mais arriscada. Tenha sempre prudência.

Outro ponto de atenção deve ser em relação a locais com grande fluxo de pessoas, pois na chuva os pedestres costumam correr ou andar na margem da rua. Para evitar atropelamentos, dirija com extrema atenção e velocidade moderada.

Leia mais:

– Quatro (péssimos) hábitos que podem render multas de trânsito

– Pensando em viajar? Confira roteiros para fazer de carro

4 – Mãos sempre ao volante e controle do carro

A aquaplanagem é uma grande vilã em dias de chuva. O veículo desliza sobre a água, o que reduz o contato direto com a pista. Em casos assim, mantenha a aceleração e não tente frear ou alterar a direção do carro. Espere sair da aquaplanagem para fazer qualquer correção de trajetória ou velocidade.

Dependendo da altura da água, aliás, não é recomendado seguir em frente, pois há risco de redução no desempenho do sistema de freios ou até parada do motor e sistemas elétricos.

5 – Ultrapasse só em segurança

Ultrapassagens indevidas e avanços de sinal são imprudências que não se deve cometer nunca. E sob chuva então, o tempo de frenagem é maior e o motorista não conseguirá “segurar o veículo” como imaginou. Portanto, sob chuva só ultrapasse se for realmente necessário e com muito cuidado e atenção.

 

 

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0
VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse e fique à vontade para curtir, seguir e compartilhar:

Sobre o Blog

No Blog da Disal Consórcio, você encontra tudo que precisa saber sobre consórcio de veículos, curiosidades sobre automóveis, dicas de conservação do seu carro, entre outros assuntos. Se você pretende adquirir seu veículo de maneira segura e com planejamento, acompanhe nosso blog e veja que o consórcio Disal é a melhor opção.