Disal Consórcio
Quem faz, conquista
  • 07 / 03 / 2017
  • 24 comentários

Conta inativa do FGTS. O que é e o que eu faço com o dinheiro?

Um dinheiro inesperado caindo na conta é sempre uma notícia maravilhosa. A possibilidade de sacar o FGTS das contas inativas veio em boa hora para milhares de brasileiros, mas junto com ela, vem também a dúvida do que fazer com esse dinheiro. Você ainda não sabe se tem esse direito? Vamos explicar como funciona.

Todo trabalhador que pediu demissão ou teve seu contrato de trabalho encerrado por justa causa até 31/12/2015 tem direito de sacar o dinheiro do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). O trabalhador possui essa conta (uma espécie de poupança recolhida no período em que ele trabalhou) e, após a sua saída até a data citada acima, a conta onde o dinheiro era depositado se tornou inativa. O valor continua rendendo até que surja uma situação oportuna para o saque, que foi definida agora pelo governo.

O rendimento da conta inativa é considerado baixo, visto que ele é pior do que o rendimento da poupança, por exemplo. Exemplificando em números, a conta inativa rende 5% ao ano, enquanto a inflação registrou alta de 6,29% no mesmo período, conforme dados divulgados pelo Palácio do Planalto*. Ou seja, o poder de compra de quem estava com o dinheiro parado na conta inativa diminuiu 1,29%.

Uma solução para evitar essa perda é realizar o saque dos valores que disponíveis. Confira as datas para isso:

Após a retirada, vem a pergunta: como usar o dinheiro da melhor forma possível e fazer ele render mais? O Consórcio é uma boa escolha para isso, tanto para quem já tem uma cota quanto para quem deseja fazer.

Segundo o economista Raphael Galante, para quem já tem uma cota de Consórcio ativa, o dinheiro do FGTS pode ser muito útil: se ele é um consorciado contemplado em atraso, ele pode regularizar as pendências com a quantia sacada e evitar penalizações previstas no Regulamento de Consórcio.

Caso ele seja um consorciado desistente ou inadimplente não contemplado, pode negociar com a administradora a volta ao seu plano de investimento com uma boa negociação.

Mas se ele for um consorciado com as parcelas em dia, também pode aproveitar esse dinheiro de três formas:

1) Dar um lance, e assim antecipar a contemplação;
2) Antecipar o pagamento de parcelas futuras, na ordem inversa, para diminuir o seu prazo de pagamento;
3)  Utilizar o dinheiro para solicitar um aumento do seu crédito, caso esteja disposto a dar um upgrade no modelo escolhido.

Se você ainda não tem o seu consórcio, esse é um grande momento para investir em um plano que vai ajudar a conquistar o carro que sempre quis.

Aproveite esse dinheiro inesperado do FGTS e escolha um consórcio da Disal, que há quase três décadas ajuda as pessoas a conquistarem seus carros e a mudarem de vida. Faça uma simulação:  http://www.disalconsorcio.com.br/planos-de-consorcio

 

 

*http://www2.planalto.gov.br/acompanhe-planalto/noticias/2016/12/fgts-tera-rendimento-proximo-ao-da-caderneta-de-poupanca

Share on Facebook2.1kTweet about this on TwitterShare on Google+0
VOLTAR

  1. Senhores,
    Excelente suas dicas de educação financeira, tópicos que todos necessitam tomar conhecimento e se portar educadamente seguindo essas regras.
    Parabéns!
    Augusto F Araújo

  2. Minha esposa trabalhou numa empresa “CAMANOR”, em 2003, pediu contas, e infelizmente, não conta nada, o que devemos fazer? É possível ingressar na Justiça contra a empresa por não informar o FGTS?

    1. Olá, Maria! É possível sim adiantar o pagamento de parcelas, lembrando que a antecipação acontece sempre na ordem inversa, a contar a última. Caso tenha mais dúvidas, conte com a nossa Central de Atendimento, pelo 0800 703 0050 e http://www.disalconsorcio.com.br/atendimento. Nossa equipe poderá ajudá-lo também com as orientações para imprimir o boleto para antecipar as parcelas. Obrigado!

  3. Bom dia Disal,vi vocês falando que a pessoa que tem FGTS inativo pode dar um lance,mais eu posso dar esse lá até se meu FGTS for baixo e chegar no mínimo a Mil reais,me tire essa dúvida.

    1. Olá, João! Você pode usar o dinheiro que sacar das suas contas inativas como lance para tentar antecipar a contemplação. Lembrando que, conforme está no Regulamento, o valor do lance não poderá ser inferior a 10% do saldo devedor do consorciado ou o equivalente a uma parcela mensal, prevalecendo o que for maior. Obrigado 😉

  4. Boa tarde

    Tenho interesse em quitar meu consorsio, gostaria de saber se disal fez alguma
    diferença em descontos em pagamentos avista, segue minha cota 2661 conta
    078.0

  5. Recebi um email informando o valor q tenho em minha conta inativa do FGTS. Gostaria de saber se foi vcs q me enviaram tal email e se tal informação é confiável.

    1. Olá, Natilde! A Disal não tem acesso ao saldo inativo de seu FGTS.
      Orientamos que desconsidere esse e-mail e procure uma agência Caixa assim que possível. Obrigado!

    1. Olá, Evanildo! Verificamos o atendimento e está funcionando normalmente, de segunda a sexta, das 8h às 20h. Você também pode entrar em contato com os nossos escritórios regionais, listados abaixo, ou pelo e-mail catendimento@grupodisal.com.br. Obrigado!

      Cuiabá 65 2123.2799
      Rio de Janeiro 21 2574.6999
      Porto Alegre 51 3226.1420
      Salvador 71 3270.7729
      Recife 81 3465.3346
      São Paulo 11 5079.5000

      Após confirmar os dados do titular da cota, nossa equipe poderá ajudá-lo. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse e fique à vontade para curtir, seguir e compartilhar:

Sobre o Blog

No Blog da Disal Consórcio, você encontra tudo que precisa saber sobre consórcio de veículos, curiosidades sobre automóveis, dicas de conservação do seu carro, entre outros assuntos. Se você pretende adquirir seu veículo de maneira segura e com planejamento, acompanhe nosso blog e veja que o consórcio Disal é a melhor opção.