Disal Consórcio
Quem faz, conquista
  • 12 / 09 / 2016
  • 104 comentários

Cancelamento do consórcio: como funciona?

A reforma da casa que não pode mais esperar, a escola dos filhos que subiu demais, o orçamento que apertou com a inflação. Imprevistos como estes podem comprometer seus objetivos, por mais planejado que você seja.
Nessa hora, o Consórcio dá uma ajudinha. Quem ainda não foi contemplado, pode solicitar o cancelamento quando precisar e adiar a conquista do carro novo até a situação voltar ao normal.

Para fazer o pedido, é preciso procurar a Concessionária em que comprou sua cota ou então a nossa Central de Atendimento.
Com a cota cancelada, o compromisso com o pagamento das parcelas mensais deixa de existir, mas é preciso esperar para receber os valores que foram pagos. A devolução acontece por meio de sorteios mensais, ou seja, todo o mês, até o final do grupo, é realizado um sorteio específico para as cotas dos desistentes a cada assembleia.

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A quantia a ser devolvida é definida de acordo com o percentual acumulado no Fundo Comum do grupo em relação ao valor do bem contratado na data da Assembleia de Contemplação. Ou seja, o valor a ser recebido só é calculado no momento da contemplação. Em cima desse valor ainda é aplicada uma multa compensatória. O valor apurado será mantido numa aplicação financeira até o momento do resgate e os rendimentos revertidos ao consorciado.
Mas como saber se fui sorteado? É muito simples: ao cancelar sua cota, o cliente continua tendo acesso à Área do Cliente no site da Disal. Por lá, é possível verificar os resultados das assembleias, o extrato da conta corrente, informe de bens, rendimentos e direitos (IRRF). É muito importante que o cliente faça esse acompanhamento, além de manter seu endereço sempre atualizado no sistema, já que a comunicação de contemplação acontece por correspondência.

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Caso você possua mais alguma dúvida de como é o procedimento para cancelar o consórcio, entre em contato com a nossa Central de Atendimento: http://www.disalconsorcio.com.br/FaleConosco. Teremos o maior prazer em ajudar com as dúvidas!

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    1. Olá, Ronaldo! Se apenas uma parcela estiver em atraso, não há risco de você perder o seu consórcio 😉 Mas você só participa das assembleias se a parcela for paga até o vencimento. Obrigado!

    1. Olá, Helena! O consorciado não contemplado pode solicitar, uma única vez, a mudança do bem objeto de sua participação por outro de maior ou menor valor, desde que esteja de acordo com os requisitos do regulamento. Para solicitar a mudança e fazer a simulação de quanto ficariam as parcelas, entre em contato com a nossa Central de Atendimento, pelo 0800 703 0050 ou http://www.disalconsorcio.com.br/atendimento. 😉

    1. Olá, Camila! Você pode acompanhar os resultados das Assembleias pela Área do Cliente do nosso site (www.disalconsorcio.com.br/atendimento) ou pela nossa Central de Atendimento, via 0800 703 0050, usando os dados da sua cota 😉

  1. Bom dia, gostaria de saber se posso cancelar o meu consócio, pois nem recebi o carne ainda, só paguei a primeira parcela no ato do contrato….Como devo proceder?

    1. Olá, Davison!

      No consórcio, como as parcelas não são fixas, não há um carnê. A Disal emite os boletos sempre com 20 dias de antecedência, para que cheguem a tempo na casa dos consorciados, mas podem ocorrer atrasos na entrega. Lembramos também que, do momento da assinatura do contrato até a formação do grupo há um período de até 90 dias. Dentro desse período, você receberá os dados de sua cota.

      Para saber mais detalhes sobre o seu consórcio, orientamos que entre em contato com a nossa Central de Atendimento, pelo 0800 703 0050 ou http://www.disalconsorcio.com.br/atendimento, para que nossa equipe possa ajudá-lo. Obrigado!

  2. Boa noite, há alguns meses eu cancelei meu consórcio, gostaria de saber, por favor, quanto mais ou menos será descontado do valor em que eu acumulei ao pagar as parcelas. Sei que não tem como saber o valor exato ainda, mas, por favor, diga-me um valor aproximado do desconto. O valor acumulado foi de R$ 2.440,00. Obrigado.

    1. Olá, Maurício! Nesse caso, é preciso verificar o histórico da sua cota, e apenas nossa equipe de atendimento pode acessar, após validar os dados do titular do consórcio. Por isso, orientamos que entre em contato pelo 0800 703 0050, ou um dos telefones regionais listados abaixo.. Obrigado!

      · Cuiabá 65 2123.2799
      · Rio de Janeiro 21 2574.6999
      · Porto Alegre 51 3226.1420
      · Salvador 71 3270.7729
      · Recife 81 3465.3346
      · São Paulo 11 5079.5000

  3. Os correios em greve, eu constantemente tenho que pagar atrasado, e os juros são muito altos. Existe uma forma de me enviarem os boletos antecipados? Já pedi ajuda ao vendedor e ele nunca mais me respondeu, tenho medo de ter caído numa cilada. É o que está parecendo…

    1. Olá, Jefferson! A Disal emite os boletos com 20 dias de antecedência para evitar atrasos, mas imprevistos como esse, da greve do Correio, são difíceis de prever. Mas você pode emitir a segunda via do seu boleto pela Área do Cliente do nosso site, usando seu número de grupo, cota e senha: http://www.disalconsorcio.com.br/AreaDoCliente#area_gestao. Conte também com a ajuda dos nossos Canais de Atendimento: http://www.disalconsorcio.com.br/atendimento. Obrigado!

  4. Resolvi cancelar minha cota de consórcio. Liguei para Central de Atendimento, e me disseram para ir à concessionária onde comprei minha cota para solicitar o cancelamento. Fui à concessionária, e lá, a atendente me disse que era só parar de pagar as parcelas, pois, segundo ela, os boletos são gerados automaticamente, e não tem como cancelar a geração desses boletos. Gostaria de saber se esse procedimento de cancelamento está certo. Não paguei a parcela do mês passado, e a desse mês vencerá em poucos dias. Não me parece correto esse método que a atendente da concessionária me deu, pois a Disal não foi informada da minha decisão, e minha cota continua ativa enquanto não pago mais as parcelas, e isso, acho eu, poderá acarretar consequências.

    1. Olá, Cláudio! Caso a sua cota não tenha sido contemplada, deixar de pagar as parcelas pode sim acarretar no cancelamento automático do seu consórcio. No entanto, recomendamos que você formalize o seu pedido enviando uma carta para a administradora, onde deve conter o nome completo do titular, cpf e o número do grupo e da cota. É preciso colocar também a data do envio e assinar da mesma forma que no contrato. O endereço para envio é

      Disal Consórcio
      Av. José Maria Whitaker, 990
      Planalto Paulista – São Paulo – SP
      CEP: 04057-000

      Obrigado!

  5. Eu continuo com problemas nos boletos, já implorei pro vendedor me ajudar, ele fica de mandar as faturas por e-mail e nunca envia, estou pagando todo mês com atraso e os juros são altíssimos, ISSO É UM ABSURDO, eu não tenho acesso a senha e não posso eu mesmo imprimir os boletos e ter mais informações. Quando foi pra me vender o consórcio ele estava na minha casa e no meu trabalho nos momentos mais importunos, agora ele simplesmente some. O QUE EU DEVO FAZER??????????

    1. Olá, Jefferson! Lamentamos o ocorrido, queremos sempre oferecer a melhor experiência para os nossos clientes desde o momento da venda. Orientamos que entre em contato com a nossa Central de Atendimento, por um dos canais abaixo. Nesse contato, nossa equipe poderá ajudá-lo com os boletos e o cadastro da senha. É importante que você registre também a situação com o vendedor, para que possamos verificar. Obrigado!

      0800 703 0050
      · Cuiabá 65 2123.2799
      · Rio de Janeiro 21 2574.6999
      · Porto Alegre 51 3226.1420
      · Salvador 71 3270.7729
      · Recife 81 3465.3346
      · São Paulo 11 5079.5000
      http://www.disalconsorcio.com.br/atendimento

  6. Obtive informação que algumas concessionária s não aceitam carta da Disal,devido ao atraso da liberação do credito. Isto é verdade ou boato.
    (Ex.quero comprar um carro numa determinada revendedora, mas não aceitam a carta)

    1. Olá, Hamilton! A Disal segue os procedimentos previstos em Regulamento para aprovação do cadastro e faturamento do veículo, sempre comprometida em proporcionar a conquista do bem o mais rápido possível aos consorciados. Caso haja qualquer problema nesse processo, nossa equipe de atendimento está à disposição para ajudá-lo pelo 0800 703 0050 ou por meio de nossas equipes dos Escritórios Regionais, presentes em todo o Brasil, inclusive para ajudá-lo com alguma Revenda que se recuse a receber a carta. Obrigado!

  7. Quando fiz o consórcio não fui informado que a minha cota era de 75%,e agora fui contemplado e o meu boleto era de 512 reis foi para 1.540 reais teve 200% de reajuste não tenho como pagar ,vou ter que cancelar meu consórcio,como faço para cancelar.

  8. Minha prima possui uma cota de consorcio cancelada elas está vendo para mim bem abaixo do valor pago, posso transferir para o meu nome e utilizar o mesmo de lance?

    1. Olá, Deuzimar! Antes de fazer a transferência, é preciso conferir a possibilidade de reativar a cota. Orientamos que verifiquem com a nossa Central de Atendimento, pelo 0800 703 0050, http://www.disalconsorcio.com.br/atendimento ou por um dos telefones relacionados abaixo:

      · Cuiabá 65 2123.2799
      · Rio de Janeiro 21 2574.6999
      · Porto Alegre 51 3226.1420
      · Salvador 71 3270.7729
      · Recife 81 3465.3346
      · São Paulo 11 5079.5000

      Agradecemos sua mensagem!

  9. ola boa tarde .
    fez cancelamento e ate agora minha carta nao foi contemplada . gostaria saber qual prazo para ser restituido o dinheiro ja pago. j

    1. Olá, Tatiana! Como explicamos no post, a devolução acontece por meio de sorteios mensais, ou seja, todo o mês, até o final do grupo, é realizado um sorteio específico para as cotas dos desistentes a cada assembleia. A quantia a ser devolvida é definida de acordo com o percentual acumulado no Fundo Comum do grupo em relação ao valor do bem contratado na data da Assembleia de Contemplação. Ou seja, o valor a ser recebido só é calculado no momento da contemplação. Em cima desse valor ainda é aplicada uma multa compensatória. O valor apurado será mantido numa aplicação financeira até o momento do resgate e os rendimentos revertidos ao consorciado. Obrigado!

    1. Olá Monica! Os pagamentos que ocorrem após a data de vencimento no prazo de 10 dias, as multas e os juros serão acrescidos no valor da parcela do próximo mês.

      Obrigado pela sua pergunta!

  10. Tive minha cota cancelada por atraso porém estou providenciando o pagamento e lance logo após
    E possível desbloquear e como proceder

  11. Boa noite,
    Quero cancelar meu consocio pois não tenho condições de pagar. Disseram que é só fazer uma carta e enviar no email da própria empresa que fiz o contrato. Mas como faço para comunicar a Disal a realização do cancelamento ? Não acho seguro isso!
    Atenciosamente.

    1. Olá Priscila! Neste caso você deverá manter o contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 703 0050, eles vão te orientar de como prosseguir nessa situação.

    1. Olá Nazaré! Para verificar este tipo de procedimento você deverá entrar em contato com a nossa Central de Atendimento pelo o 0800 703 0050.

  12. Bom dia!!
    Por favor me ajude a loja fechou e nao tenho como contibuar pagando o consócio ja paguei dois anos e meio agora nao tem como preciso cancelar meu consócio.
    Aguardo seu retorno adriana soares silva

    1. Olá Adriana! Entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 703 0050 para ser devidamente orientada após as confirmações cadastrais.

  13. gostaria de comprar um veiculo do ano de 2010 faixa de preço de 22.000,00.
    vocês tem consorcio para compra de veículos acima de 5 anos ?

    1. Olá Viviana! A Disal aceita veículos de até 5 anos de uso a contar do modelo de fabricação, ou seja, para este ano é aceito veículos do ano de 2012 modelo 2013.

      Obrigado pelo seu questionamento!

  14. Olá! Minha cota é de 75% da carta de crédito. Já fui contemplado, por sorteio, e fiz uma “Opção de Crédito”, no mês da contemplação, mas ainda não recebi o valor da carta de crédito nem o bem. Gostaria de saber se, ao cancelar a minha cota ( consórcio) qual o tempo para receber o que já foi pago.

    1. Olá Terlânio! Como já realizou o envio da sua Opção de Crédito, você poderá iniciar o processo de faturamento enviado os documentos necessários para as analises. Não é regulamentado pelo Banco Central o cancelamento de uma cota contemplada, porém oriento a manter o contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 703 0050 assim poderão auxilia-lo melhor, após as confirmações cadastrais.

    1. Olá Elber! Neste caso oriente você verificar sobre essas informações entrando em contato com a Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

  15. Bom dia .se ao final durante o consórcio eu for sorteado.mas não quiser mas pega o carro .ao fim dos pagamentos eu consigo o resgate total dos valores pagos .??

    1. Olá Ivan! Você poderá solicitar o procedimento de Crédito em espécie, onde você tem o acesso ao valor da sua Carta de Crédito. Para mais informações entre em contato com a Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

  16. Já paguei 35 de 80 parcelas do consórcio, que é de 75%.
    Tenho três dúvidas:

    1) ao ser contemplado eu tenho a opção de resgatar só 75% da carta mesmo, ou sou obrigado a aceitar o resgate de 100% e o consequente aumento da parcela?

    2) sendo contemplado posso negociar com a concessionária a compra de um carro de menor valor e receber o restante em espécie?

    3) o carro comprado com a carta fica alienado?

    1. Olá José! O consorciado que possui o Plano Light que é de 75% do valor da carta, deverá optar após contemplação da cota por permanecer em 75% ou solicitar alteração para o Plano integral e começar a pagar em 100%.

      Faturando um bem de menor valor, o crédito remanescente será utilizado para abater o saldo devedor. Caso a cota esteja quitada, sem nenhum saldo devedor, poderá retirar o restante do valor em espécie. Será necessário alienar o bem nos casos em que a cota possui saldo devedor.

      Agradecemos pelas suas perguntas José!

  17. Fiz um consórcio da Volks e depois de uns dois anos pagando desisti, porém me informaram que receberia o dinheiro no final do plano ou através de sorteio todo mês dos que já desistiram, mas ai que esta o problema, não temos acesso aos sorteados, é uma informação que não é passada nem por telefone, não existe transparência, isso não vai contra a lei do consumidor? quem me garante que estão sendo pagos? eu não tenho o direito de saber pelo menos quem esta sendo sorteado? existe uma forma de através disso recorrer a lei do consumidor? meu problema é o de muitas pessoas também conforme tenho obesrvado.

    1. Olá Marcio! O consorciado cancelado tem acesso sim aos resultados das assembleias para verificar as cotas que foram sorteadas para devolução de parte dos valores já pagos, pelos nossos canais de atendimentos ou pelo nosso site através da Área do Cliente utilizando a sua senha de acesso. Caso não possua a senha de acesso, entre em contato com a Central de Atendimento pelo 0800 703 0050 e solicite o envio por e-mail ou correios após a confirmação dos dados.

  18. Olá boa noite! adquirir um consórcio, estou em dias e visitando algumas concessionários fui surpreendido negativamente, pois das 10 que visitei, 8 informaram resistência em aceitar cartas da disal, por dificuldades burocráticas e outras. Gostaria de esclarecer, espero não me arrepender e enfrentar grandes dificuldades após a contemplação. Agradecido, aguardo uma resposta,

    1. Olá Fábio! Para saber melhor sobre o processo de faturamento como ele funciona e o passo a passo, acesso o Guia do Contemplado em nosso site. É um Guia intuitivo com informações de nossos procedimentos e documentações necessárias para o envio, lembrando que seguimos a risca todos os processos regulamentados pelo próprio Banco Central. Para mais informações entre em contato com a Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

  19. Olá, gostaria de saber qual o percentual da multa por cancelamento do consórcio. Entendo até que não há como saber o valor a ser devolvido até a contemplação, porém só quero saber qual o percentual aplicado nesta multa por cancelamento. Obrigado

    1. Olá Romualdo! Isto pode depender de quando foi contratado a cota em questão para saber sobre qual regulamento estaria vinculada, porém hoje conforme o Regulamento dos Grupos de Consórcio edição 19, no capitulo XXIII – EXCLUSÃO DO CONSORCIADO nos informa ser de 15% calculado sobre o percentual total amortizado no Fundo Comum, ou seja, sobre o valor pago apenas sobre o Bem, tirando o percentual de taxa administrativa e seguro de vida, caso contratado.

      Obrigado por compartilhar a sua dúvida!

    1. Olá Jack! É um Plano em que o consorciado realiza os pagamentos das contribuições mensais com valores reduzidos (sendo cobrado apenas 75%) até a data da contemplação de sua cota, onde após contemplado o consorciado poderá optar pela utilização do valor de sua Carta de Crédito integralmente (100%) ou permanecer pagando os valores reduzidos e utilizar 75% do valor de seu Crédito.

      Agradecemos por compartilhar seu questionamento!

  20. Boa tarde.
    Faltam 35 parcelas a pagar em dinheiro cerca de 15000,00, é possivel trocar de carro de consorcio?
    cota 2669
    grupo 0790

    Att:Sergio

    1. Olá Sergio! Existe o processo de Substituição de Garantia, onde o consorciado poderá trocar o bem que está alienado para um outro bem em seu nome, seguindo as normas prevista no Regulamento dos Grupos de Consórcio. Para mais informações entre em contato com a Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

  21. Fiz o consorcio e quero cancelar, nao participei de nehuma assembleia.
    como é feito o procedimento, quando recebo o valor da entrada de volta e o que desconta?

  22. eu quero saber como posso receber meu dinheiro do lance que dei de volta eu quero continuar no consorcio só quero meu dinheiro do lance de volta

    1. Olá José! Não é previsto no regulamento a devolução dos valores do lance ofertado. Para mais informações entre em contato com a Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

  23. Boa noite! Qdo o consorciado é contemplado por meio de sorteio, ele precisa está trabalhando de carteira assinada para receber a carta de crédito? Obrigada! Silvia de Brito

    1. Olá Silvia! Após a contemplação da cota, o consorciado para ter acesso ao valor da carta de Crédito deverá passar pela Fase Cadastral, onde é realizado uma análise de crédito. Neste momento é necessário comprovar a renda mensal de 3x o valor da parcela atual.

      Para mais informações entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

  24. Oi quero cancela o meu consórcio, já paguei uma prestação, e quero o dinheiro de volta to separada e não tenho como continua pagando o consórcio

  25. Olá, entrei no consórcio a um mês e preciso saber se a disal aceita carro 2005 como lance e se sim como funciona se o lance for aprovado? Obg e aguardo

    1. Olá Paulo! Não aceitamos veículos como oferta lance. Neste caso orientamos a verificar sobre este tipo de procedimento diretamente com as nossas parceiras.

  26. Olá boa noite! Tenho um consórcio vw ativo em meu nome e a alguns anos venho pago religiosamente. A cota termina em 2 anos, gostaria de saber como posso receber o crédito em espécie (dinheiro) ao invés da carta de crédito? Obrigado.

    1. Olá Julio! Como já é previsto em Regulamento, o consorciado pode receber o valor investido em espécie possuindo 180 dias após a data da contemplação de sua cota, desde que todas as obrigações tenham sido quitadas ou após ocorrer a ultima assembleia do seu Grupo.

      Agradeço por participar do nosso Blog!

    1. Olá Patricia! A primeira parcela é paga no ato da contratação da cota. Para mais informações sobre o cancelamento, oriento que entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

    1. Olá Adriano! Para verificar mais informações sobre este procedimento, oriento a manter contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

  27. Como posso receber o valor das passelas pagas apos ter feito o cancelamento do consocio e de quanto e caulculado o valor retirado da conta ou possível multa?

    1. Olá Adriano! A devolução de parte dos valores pagos da cota cancelada é exclusivamente através do sorteio nas assembleias mensais, podendo ser contemplada até a data da última assembleia do seu Grupo. Os valores a serem devolvidos é o que foi pago referente ao bem apenas, descontando as demais taxas e em cima deste valor é descontado a multa penal de quebra de contrato. Para mais informações entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

  28. Olá, já paguei 11 parcelas, e quero cancelar meu consorcio, tem como saber quantas pessoas estão no grupo? Quantos porcentos perdemos ao cancelar o consorcio?

    Fico grata do retorno.

  29. Prezados,

    Acabei de adquirir um consórcio, cujo o grupo (que nao foi o negociado) acabou de ser criado.
    No entanto, ao entrar no site para gerar o boleto da minha segunda taxa, o site me mostra que estou na no pagamento número 001. O aconteceu com o primeiro pagamento?

    Aguardo retorno antes do vencimento, pois caso me digam que pagarei 81 parcelas, ootarei pelo cancelamento do consórcio.

    Att,
    Tatiana Feitosa

    1. Olá Tatiana! O primeiro pagamento contabilizará em seu extrato até a participação da 1ª assembleia. Para mais informações entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

  30. Olá! No caso eu pedi pra cancelar o consórcio na terceira parcela e no mês seguinte chegou o boleto. Disseram que só cancela se pagar à quanta parcela. Pode isso? No contrato não está escrito isso!

  31. Fiz um consórcio agora, só que o boleto gerou com o vencimento que não dá pra pagar, como faço pra mudar a data do vencimento.. obs é Primeiro boleto

    1. Olá Galbas! A data de vencimento é única para todos os consorciados do seu Grupo, pois é essa data que ocorre o levantamento dos valores para realizar as contemplações das cotas nas assembleia.

      Para mais informações entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 703 0050.

  32. Olá. Consultei pelo site e fui contemplado através do grupo 2339 cota 231.0 em 24/10, consórcio excluído referente saldo remanescente. Como faço para receber este valor?

  33. Olá Tudo Bem?

    Fui sorteado esse mês e não quero dar continuidade no consórcio. Tendo em vista que foi contemplado posso reaver os valores pagos de imediato correto? Ou devo aguardar novo sorteio posterior ao pedido de CANCELAMENTO?

  34. Fiz o consocio disal agora esta mim dando dor de cabeça paguei a primeira. Quero cancela e moca consesionaria mim falou que tenho que paga tres e se eu.nao puder pagar o que vai aconteçer

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