Disal Consórcio
Quem faz, conquista
  • 19 / 02 / 2019
  • 2 comentários

4 lições sobre dinheiro para ensinar aos seus filhos

Não precisa ser chato, nem difícil. Falar com seus filhos sobre como lidar com as finanças desde cedo é possível, sim. E nós vamos mostrar como.

No Brasil, 40,3% da população está inadimplente, ou seja, onde há 62,4 milhões de pessoas com dívidas, considerando os números de novembro, da Serasa Experian, é mais do que urgente educar financeiramente nossos filhos. Então, vamos às lições:

Lição 1 – Dar exemplo
Como você lida com as finanças em casa? O ideal é ter clareza em relação aos seus objetivos e uso do dinheiro, seja para pagar contas, planejar uma viagem, um passeio ou comprar presentes.

Quando a criança é pequena, é possível dar pequenos exemplos que mostrem a importância de usar o dinheiro priorizando aquelas coisas que realmente importam.

É possível fazer isso ao escolher um chocolate mais simples, ao invés de um mais caro, por exemplo. Assim, você explica que está economizando para outros itens mais importantes para a família, como uma viagem.

Lição 2 – Vontade não é necessidade. Diferencie os dois.
Todos temos a necessidade de comprar alimentos, pagar contas e cobrir gastos com saúde. Após cobertas as necessidades básicas, trabalhamos com as vontades, quer seja um brinquedo bacana ou uma viagem inesquecível.

Lição 3 – Fale do valor do dinheiro.
Independentemente da idade das crianças, é possível iniciar conversas sobre os investimentos mais básicos, como a poupança. Assim, você mostra que, se ela esperar, ela terá mais dinheiro. Conforme o entendimento da criança for se expandindo, você pode variar os investimentos, explicando a característica de cada um, inclusive, sua relação de risco-retorno.

Lição 4 – Deixe aprender
Bom, como nessa vida tudo é aprendizado, deixe seu filho aprender também com as próprias decisões. Comprou a mochila de marca e acabou o dinheiro até para pagar o lanche da escola? Vai ter que se contentar com uma fruta que não gosta, talvez. O importante é que ele possa refletir sobre sua decisão e lidar com as consequências. Segure firme a vontade de ser protetor e “passar a mão na cabeça.”

Educação financeira é um ensino diário, mas que faz toda a diferença com o passar dos anos.

Share on Facebook3Tweet about this on TwitterShare on Google+0
VOLTAR

    1. Olá, Cláudio! Orientamos que entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 703 0050, para verificar sobre informações relacionadas ao seu Grupo e Cota.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse e fique à vontade para curtir, seguir e compartilhar:

Sobre o Blog

No Blog da Disal Consórcio, você encontra tudo que precisa saber sobre consórcio de veículos, curiosidades sobre automóveis, dicas de conservação do seu carro, entre outros assuntos. Se você pretende adquirir seu veículo de maneira segura e com planejamento, acompanhe nosso blog e veja que o consórcio Disal é a melhor opção.